Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Flamboyant cortada estava morta; nova árvore será plantada em praça

ROGÉRIO MATIVE

Em 17/09/2018 às 15:40

Da espécie Flamboyant, a árvore cortada estava entre o Camelódromo e o parque infantil

(Foto: ROGÉRIO MATIVE)

Com o início da reforma da Praça da Bandeira, localizada entre o Centro e a Zona Leste de Presidente Prudente, arbustos, árvores e outros elementos paisagísticos passam por adequações. Porém, na última semana, o corte de uma árvore provocou questionamento nas redes sociais. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), uma nova espécie será plantada no local.

Da espécie Flamboyant, a árvore estava entre o Camelódromo e o parque infantil. Apesar de protestos gerados por munícipes nas redes sociais, a assessora da Semea e técnica ambiental, Thais Fernanda Silva, explica que a planta já estava seca, sem vida oferecendo riscos aos frequentadores da praça.

"Não cortamos árvores por cortar. Somos um órgão que protege e defende o verde. Esta árvore já estava seca há muito tempo, inclusive com galhos caindo. Não houve envenenamento, mas sim o fim do ciclo por ser muito velha", explica.

Segundo ela, uma nova árvore será plantada no mesmo local. "No lugar desta árvore será plantada. Cortamos a Flamboyant porque estava seca e com risco de cair galhos na cabeça de alguém. Estamos reformando a praça e ela vai ficar linda e urbanizada", promete.

Outra novidade será o retorno do parque infantil, até então sucateado e com o espaço utilizado por usuários de drogas. "O parque infantil voltará ao local todo reformado para uso da população", finaliza.

Saiba mais

O flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore.

Sua beleza se destaca quando plantada isolada ou em pequenos grupos em áreas extensas, como parques, praças e jardins extensos de residências, indústrias e sítios.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.