Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Gero Camilo e Victor Mendes apresentam espetáculos gratuitos no Sesc

Da Redação

Em 20/09/2018 às 09:10

Na peça, Gero e Victor criam várias cenas que vão do real ao imaginário

(Foto: Karina Ades)

A vida e a obra revolucionária do humorista Andy Kaufman, responsável por subverter o humor norte-americano, são os destaques do espetáculo Andy, encenado no Sesc Thermas de Presidente Prudente na sexta-feira (21), pelos atores Gero Camilo e Victor Mendes. A peça tem início às 20h30 e os ingressos, gratuitos, ficam disponíveis para retirada uma hora antes da apresentação.

A dupla ainda apresenta outro espetáculo, Aldeotas, no sábado (22), também às 20h30. Antes disso, porém, aos interessados tem a oficina teatral Duas Vias – Do Corpo Ao Texto Do Texto Ao Corpo, na quinta-feira (20), no Centro Cultural Matarazzo, a partir das 19h.

O espetáculo ‘Andy’ remonta a vertiginosa trajetória do humorista americano Andy Kaufman (1949-1984), conhecido por quebrar o paradigma da comédia com espetáculos que buscavam o incômodo no lugar da risada. Com toques ficcionais, a peça acompanha a vida do ator e a aproxima da história da cadela russa Laika, primeiro animal a viajar para o espaço.

Na peça, Gero e Victor criam várias cenas que vão do real ao imaginário, brincando no limite entre o que é teatro e realidade e deixando o público em dúvida sobre o que é ensaiado e o que é improviso. Durante o espetáculo, o cenário é representado por um estúdio de TV e pelo quarto de Kaufman, no qual ele vê um documentário sobre Laika.

A relação com o animal faz uma referência a quem está na Terra, mas tem a cabeça na lua, e quem está na lua, mas com pensamentos ligados à Terra. A peça dialoga com os pensamentos transgressores do artista que quebrou todas as estruturas da comédia convencional e transita entre o humor e o drama, relembrando os extravagantes números cômicos de Andy, assim como as possibilidades do que teria causado a sua morte.

Vítima de um câncer de pulmão, Andy Kaufman morreu precocemente em 1984, aos 35 anos, em meio a polêmicas. Muitos, incluindo amigos próximos, acreditaram que se tratava de mais uma de suas brincadeiras e há quem diga que o ator continua vivo, a exemplo de seu próprio irmão. Em 2013, numa cerimônia sobre a vida do comediante, Michael Kaufman leu uma carta que suspostamente foi escrita por Andy em 1999, confirmando que ele ainda estava vivo.

O ator ficou famoso na série “Táxi”, quando atuou de 1978 a 1983, e ficou conhecido por ter um senso de humor excêntrico, em que confrontava o público com esquetes bizarros e metalinguísticos, desafiando os limites entre ficção e realidade. Suas pegadinhas bizarras divertiam, mas também confundiam e frustravam o público. Em algumas delas, por exemplo, ele organizou lutas em que enfrentou mulheres no ringue, além de ter alugado 24 ônibus para levar 2.800 pessoas apenas para tomar café.

Aldeotas

O público tem mais uma oportunidade de contemplar o trabalho de Gero Camilo e Victor Mendes, no dia seguinte, sábado (22). Os atores apresentam o espetáculo Aldeotas, a partir das 20h30. Os ingressos são gratuitos e ficam disponíveis para retirada 1h antes do início da apresentação.

Escrito pelo próprio Gero Camilo, que também é dramaturgo, a peça conta o reencontro de dois homens na faixa dos 50 anos, Levi e Elias, amigos de infância que há muito tempo não se veem. Levi, poeta, foge da cidade de Coti das Fuças assim que termina o ensino médio.

Elias, que permanece em sua terra, recebe de Levi uma peça que rememora as peripécias da dupla. A montagem arma-se a partir da releitura dessa peça por Elias, o que possibilita reviver o passado em cena.

No cenário, um tapete no centro do palco assume a função de representar diferentes ambientes, configurando-se desde a casa dos personagens onde, por exemplo, os garotos elaboram um jornal rodado em mimeógrafo, até os espaços em que vivenciam suas primeiras experiências amorosas, como um salão de dança e um mirante. Dirigido por Cristiane Paoli Quito, ao longo de 14 anos em cartaz, a peça já venceu os prêmios Shell e Qualidade Brasil.

Oficina

Os amantes das artes cênicas têm a chance de aprenderem a trabalhar os exercícios de corpo utilizados nas composições dos espetáculos “Andy” e “Aldeotas”, com os próprios atores, na oficina Duas Vias – Do Corpo Ao Texto Do Texto Ao Corpo.

Realizada na quinta-feira (20), no Centro Cultural Matarazzo, a aula tem o objetivo de estimular os corpos para o encontro com o texto, e na relação contrária, partindo do texto para estimular o corpo dentro da cena. Para participar, basta se inscrever gratuitamente na central de atendimento do Sesc. As vagas são limitadas. (Com Assessoria de Imprensa)
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.