Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Já escovou os dentes do seu cachorro hoje? Confira as dicas

Da Redação

Em 21/09/2018 às 15:15

Nas primeiras tentativas, o cão provavelmente não irá deixar que todos os seus dentes sejam limpos

(Foto: Arquivo)

Um cão adulto possui 42 dentes, com exceção do Chow Chow, que tem 44. Com a alimentação adequada dificilmente os animais apresentam cáries, mas isso não dispensa a atenção dos tutores quanto à higiene bucal.

“A escovação de dente do cachorro deve começar desde cedo, quando nascem os primeiros dentes, e se tornar um hábito por toda a vida do animal. A frequência ideal deve ser recomendada pelo veterinário. Quanto mais cedo e mais paciência tiver, mais rápido seu amigo aceitará”, explica Marcello Machado, médico veterinário.

Escovas para cães podem ser encontradas em pet shops. "É muito importante que não sejam utilizadas escovas de pessoas pois estas podem quebrar e machucar o animal. Uma alternativa para a escova é enrolar um pedaço de gaze no dedo e utilizá-lo para a limpeza", diz.

Este método é muito eficaz nas primeiras escovações já que dessa forma o dono poderá tocar e sentir os dentes do animal, percebendo suas reações e familiarizando com o jeitinho mais adequado para o porte do seu amigo.

Quando o cachorro estiver acostumado com a pasta e a escova, comece com a escovação em si. Nas primeiras tentativas, o cão provavelmente não irá deixar que todos os seus dentes sejam limpos. Então, verifique em quais regiões ele se sente mais confortável e dê atenção a elas.

"Com o passar dos dias aumente gradativamente o tempo que você passa limpando a boca dele até que consiga escovar toda a boca. Procure sempre fazer movimentos circulares e massageie a linha das gengivas sem fazer muita força. E não esqueça de fazer um carinho bem gostoso no seu cachorro após cada escovação", indica.

Mas para quem não tem tempo para fazer a higienização dos dentes do seu cão existem produtos específicos, como petiscos que ajudam a simplificar este trabalho e auxiliam no controle do tártaro e do mau hálito.

Antes da escovação

Ter uma pasta de dentes específica para o pet: creme dental de seres humanos não poder ser utilizados;

Antes de começar a escovação, deixe que o pet experimente o produto;

No primeiro dia passe a pasta no dedo e permita que o cão cheire e lamba, no dia seguinte passe um pouco nos dentes dele e espere ele se familiarizar;

Lembre-se de respeitar o tempo dele, este processo de familiarização pode levar alguns dias, então não tenha pressa.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.