Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vigilância inicia levantamento sobre infestação do Aedes Aegypti

Da Redação

Em 29/09/2018 às 11:00

Segundo a diretora da VEM, Elaine Bertacco, o trabalho será feito em 3,7 mil casas em diferentes setores da cidade

(Foto: Arquivo/Secom)

Na segunda-feira (1º), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) inicia mais um Levantamento do Índice Rápido de Infestação (Lira). O objetivo é identificar no município o percentual de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Segundo a diretora da VEM, Elaine Bertacco, o trabalho será feito em 3,7 mil casas em diferentes setores da cidade. "Neste mês de outubro por conta das chuvas sabemos que os casos começam a aumentar, a intenção é fazer essa intensificação para alertar os moradores e prevenir novos casos", comenta.

Este é o quarto levantamento neste ano; os outros ocorreram em janeiro, maio e julho. Conforme a VEM, a cidade soma 34 casos de dengue até o momento.

Mutirões

Visando o combate ao mosquito transmissor da dengue, a Vigilância Epidemiológica iniciou uma programação de mutirões. A Vila Brasil, localizada na área 4, foi a primeira vistoriada pelas equipes do órgão.

Durante os trabalhos, os agentes  visitam as residências para alertar sobre os tipos de recipientes que devem ser retirados e descartados no mutirão, como bacias, garradas pet e até pneus.

"É uma região com problemas, começamos um levantamento dos fundos de vales. Pelo menos 15 fundos de vales foram analisados e onde anteriormente havíamos encontrado pernilongos, agora começamos a encontrar focos dos Aedes aegypti", explica.

A intenção  da VEM é realizar um novo mutirão no próximo sábado (6/10) para dar sequência ao trabalho.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.