Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Espetáculo de dança reflete sobre memória e esquecimento na velhice

Da Redação

Em 08/10/2018 às 14:31

Na montagem, Fabrício Liccursi realiza um estudo corporal que permeia a dança e o teatro evocando a memória e o esquecimento de seu avô materno

(Foto: João Maria)

No Mês Internacional do Idoso, o Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta um espetáculo que reflete sobre a memória e o esquecimento na velhice.

A peça "Dança Para Esquecer o Vô", encenada nessa terça-feira (10), pelo ator e bailarino Fabrício Liccursi, utiliza-se da dança e do teatro para se debruçar sobre o tema, além de mostrar como o movimento e o fluxo corporal podem recuperar a memória. O espetáculo tem início às 20h30, com entrada gratuita.

Na montagem, Fabrício Liccursi realiza um estudo corporal que permeia a dança e o teatro evocando a memória e o esquecimento de seu avô materno, Antonio Marcondes. O solo apresenta a temática da memória envolvendo os arquétipos do velho e do bêbado.

A partir daí, o intérprete lança seu olhar para a memória de Marcondes: homem, pai de 6 filhos, chefe de uma central de correios do interior de SP, comunista, maçom e bêbado.

Além da representação do personagem, a montagem tem foco na perspectiva de como o movimento pode se conectar a estados e situações cênicas por meio de um fluxo corporal que recupera a memória, atualizando sua identidade e corporeidade no presente.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa, iniciada em março de 2014, com base nos estudos do livro “A Água e os Sonhos”, de Gaston Bachelard, e na investigação corporal do sistema esquelético e dos fluídos, presentes no corpo humano.

Formado pelo Estúdio Nova Dança, de São Paulo, o ator, bailarino e diretor de movimento Fabrício Licursi é um investigador das técnicas dos movimentos corporais no espaço, há 10 anos.

Parceiro de criação dos diretores e autores Rafael Gomes e Vinicius Calderoni, na Cia. Empório de Teatro Sortido, já integrou a Berlin Post School for Physical Theater Dance, na Alemanha, e atualmente atua na Formação Credenciada do BMC (Body Mind Centering) Brasil.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.