Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente recebe mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa

Da Redação

Em 15/10/2018 às 10:30

“Estação da Língua Portuguesa” fica em cartaz no Centro Cultural Matarazzo de 24 de outubro a 1º de dezembro; a entrada é gratuita

(Foto: Cedida/AI/Micaela Wernicke)

A mostra itinerante “Estação da Língua Portuguesa”, que apresenta acervos do Museu da Língua Portuguesa - atualmente em reconstrução -, chega a Presidente Prudente. A exposição ficará em cartaz de 24 de outubro a 1º de dezembro, no Centro Cultural Matarazzo.

“Durante a viagem pelo estado, públicos de diferentes regiões puderam viver de perto a experiência do Museu. Todos ainda estão convidados a prestigiar a história do nosso maior patrimônio vivo: o idioma”, declara o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

O totem, com painéis que apresentam uma prévia do conteúdo da mostra, o segmento "O que nos une e o espaço Mundo Lusófono" foram especialmente pensados e produzidos para essa itinerância.

A mostra também conta com acessibilidade: o Mapa do Mundo possui informações sobre os países que falam português em Braille; os vídeos Culinária e Dança, a Linha do Tempo e os Falares Paulistas possuem recursos de leitura em Libras.

“A exposição utiliza recursos tecnológicos, interativos, som, imagem e acessibilidade para contar a história da língua portuguesa de uma forma inédita”, explica o arquiteto Fernando Arouca.

A mostra gratuita, que será aberta para convidados no dia 23 de outubro às 19h, e para o público no dia seguinte às 8h30, ficará em cartaz até 1º de dezembro, de segunda a sábado, das 8h30 às 20h.

A Estação da Língua Portuguesa também receberá grupos e escolas para visitas monitoradas. Para agendar, basta entrar em contato de segunda a sexta, das 9h às 17h, pelo telefone: (18) 3226-3399 ou pelo e-mail [email protected].

Museu em reconstrução

O Museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. A obra está dividida em três etapas: o restauro das fachadas (concluída) e da reconstrução da cobertura do edifício (concluída), o restauro dos pátios e torreões, a obra do interior do prédio.

Por último, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é 2019.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.