Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cultivo de soja cresce 80% na região, aponta estudo

Domínio das técnicas de produção em solos arenosos serve de exemplo

Da Redação

Em 17/10/2018 às 11:23

Área no Estado de São Paulo está se aproximando de 1 milhão de hectares

(Foto: Ector Gervasoni/AI Unoeste)

O solo do Oeste Paulista não é o mais indicado “na teoria” para a expansão da cultura de soja. Arenoso, tem baixa capacidade de retenção de água e de fertilidade natural. Mesmo assim, a área cultivada na região aumentou 80% nos últimos seis anos. Reflexo direto no Estado de São Paulo que, com isso, cresceu 54% neste período.

A contradição apontada tem explicação. Estudo do pesquisador Edemar Moro, especialista em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e na produção de soja, mostra que o domínio das técnicas de produção neste ambiente arenoso, serve de exemplo para regiões com clima e solo favoráveis. “É comum a frase do tipo: se a região de Prudente produz soja, é possível produzir em qualquer lugar”, explica.

O Estado de São Paulo detém a oitava maior área destinada a cultura de soja no Brasil, mas se tratava de algo estacionado em 500 mil hectares. Área que cresceu muito nos últimos seis anos, se aproximando de 1 milhão de hectares.

A vocação regional acompanha a estadual, tradicionalmente conhecidas pela pecuária. “A cada ano que passa, a área, em hectares, diminui na pecuária. E a soja é a que tem maior tendência de aumento”, segundo Moro.

Uma alternativa é a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), um sistema onde o produtor não deixa de ser pecuarista. O que ocorre é o uso da agricultura para recuperar as pastagens. “Essa tecnologia vem crescendo e ganhando adeptos a cada dia e, sem dúvida, será responsável por mais aumentos nos números relacionados à soja na região. As cooperativas e empresas estão investindo em dar suporte técnico e comercial a eles [produtores]”, afirma.

Moro detalha que se trata de um processo de substituição de uma atividade em decadência por uma que não permite erros, no caso, a soja. “O interessante é que após a colheita da soja, a pecuária pode retornar na área e terá produtividade muito superior a que apresentava antes. É um fenômeno chamado ILP”, finaliza.

O estudo do docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) foi realizado com dados gerados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e compilados pelo Instituto de Economia Agrícola, da Embrapa.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.