Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com construção sustentável, Matarazzo concorre no Programa Verde-Azul

Da Redação

Em 17/10/2018 às 17:05

Foram analisados pelo menos 19 itens que fazem parte das instalações do prédio como a utilização de telhas de vidro; utilização de vidro em portas e vãos

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

As edificações do Centro Cultural Matarazzo foram reconhecidas pelos técnicos do Governo do Estado de São Paulo como um exemplo de edificação sustentável. Desta forma, o equipamento público participa do Programa Município Verde-Azul, que destaca as boas práticas sustentáveis dos 645 municípios paulistas.

Na manhã desta quarta-feira (17), o secretário municipal de Cultura, Fábio Nougueira, apresentou os resultados que resultam em economia para o governo municipal de cerca de R$ 6 mil por mês. “Tudo começa pela motivação e comprometimento da equipe de funcionários que comprou a ideia”, diz Nougueira.

Segundo ele, são várias as práticas sustentáveis das edificações do Centro Cultural Matarazzo, desde sua concepção arquitetônica do projeto de restauração e reforma, elevador com controle de tráfego, sendo o seu uso permitido apenas aos portadores de necessidades especiais; bicicletário, dentre outras.

O Centro Cultural Matarazzo ocupa o prédio que abrigava os antigos galpões da Companhia Marcondes de Colonização, Indústria e Comércio, e as indústrias Matarazzo. Após o tombamento do imóvel, ele foi recuperado, mediante a preservação de suas características estruturais e arquitetônicas e utilização de materiais reutilizados, tais como madeira e tijolos.

Foram analisados pelo menos 19 itens que fazem parte das instalações do prédio como a utilização de telhas de vidro; utilização de vidro em portas e vãos; substituição de lâmpadas; luminárias com refletores de alumínio para lâmpadas fluorescentes.

A ventilação cruzada para a melhor circulação do ar e, consequentemente, ventilar melhor o prédio foi outro recurso usado, como também os vasos sanitários instalados em parte dos banheiros contam com caixa de descarga acoplada, geram economia de até 60% de água a cada descarga.

O Centro Cultural Matarazzo também possui pavimento permeável, tanto no estacionamento destinado aos veículos oficiais quanto na maior parte da área externa, que favorece a infiltração da água da chuva. Além disso, possui várias áreas com cobertura vegetal (grama), o que permite a permeabilização da água no solo.

O Matarazzo conta ainda com sensores de presença e de movimento para reduzir o consumo de energia, mantendo apagadas as luzes dos espaços comuns quando não há ninguém no local e a utilização de luminárias com fotocélulas, visando evitar o desperdício de energia.

"Por meio da aplicação de tintas de tonalidades claras nas paredes internas do Centro Cultural Matarazzo, buscou-se aumentar a propagação da luz natural e diminuir a absorção de calor, tendo em vista a redução do consumo de energia elétrica", explica.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.