Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

CCZ promove plantão para diagnóstico de leishmaniose

Da Redação

Em 24/10/2018 às 17:20

Exame também pode ser realizado no CCZ, que fica na Rua Castelo Branco, 93, Parque Castelo Branco

(Foto: Arquivo/Secom)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza mais um plantão para coleta de sangue de cães visando o diagnóstico de leishmaniose. A ação será no próximo sábado (27), das 8h às 16h, na Rua João Antônio Becegato, no Jardim São Domingos. O posto volante estará de frente à Capela São Bento.

Equipes do órgão já realizaram visitas domiciliares nos bairros Jardim São Domingos, Itatiaia, Planaltina, Nova Planaltina e Jardim São Bento para coleta de sangue de cães para diagnóstico de LVC.

O plantão é destinado a todos os moradores destes bairros que receberam o comunicado, bem como demais proprietários de animais que receberam notificações. "Ainda, se o seu cãozinho está com sinais clínicos da doença ou não realiza o teste há mais de 4 meses, esta é a oportunidade para realizar o exame", diz o gerente do CCZ, o médico veterinário João Henrique Artero.

“Além dos efeitos negativos para a saúde do seu animal, a doença é transmissível ao humano. Os principais sintomas da leishmaniose visceral canina são o emagrecimento, as lesões na pele, as feridas que não cicatrizam, queda de pelo, crescimento exagerado das unhas, lesões na ponta da orelhas e ao redor dos olhos”, evidencia.

O veterinário afirma ainda que é extremamente necessário impedir a proliferação do mosquito-palha, inseto transmissor da leishmaniose. “Medidas simples com a limpeza dos quintais e imóveis, removendo folhas secas, frutas em decomposição, fezes de animais e lixos de forma geral, bem como a poda regular das árvores são fundamentais para impedir a proliferação do mosquito. Para a proteção individual dos cães recomenda-se o uso de coleiras repelentes”, informa.

Outra opção

O exame também pode ser realizado no CCZ, que fica na Rua Castelo Branco, 93, Parque Castelo Branco. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.