Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sancionada lei de proteção a animais de provas equestres realizadas em PP

Da Redação

Em 25/10/2018 às 12:25

Também estão vetados freio na boca do animal por períodos extensos, cabresto, choques elétricos ou estocadas com instrumentos pontiagudos

(Foto: Arquivo/Sérgio Borges)

Em Presidente Prudente, foi sancionada a lei que trata sobre a regularização de eventos esportivos e recreativos envolvendo o bem-estar animal ocorridos no município. A partir de agora, estão proibidas práticas lesivas como a privação de alimentação ou água; queima de fogos de artifício no local que provoquem ruídos durante o evento, entre outros.

"É a primeira lei do país que aborda a questão da proteção animal na realização de provas equestres e que já começa a ser consultada e será implantada em vários municípios da região e do país", acredita o  promotor do Meio Ambiente, André Luiz Felício.

A lei prevê ainda a proibição da manutenção dos animais em local de espera muito frio, muito quente ou desprotegido do ruído dos equipamentos sonoros; manejos com chutes e torcidas de rabos; uso de técnica ou métodos de treinamento ou aquecimento que provenham golpes nas pernas do animal com objetos; puxadas de rédeas bruscas ou excessivas; suspensão de animais por meio mecânico; levantar ou arrastar os animais pela cabeça, orelhas, cornos, patas, cauda ou manuseá-los de modo a provocar-lhe dor ou sofrimento desnecessário;

Também estão vetados freio na boca do animal por períodos extensos, cabresto, choques elétricos ou estocadas com instrumentos pontiagudos, peiteiras com sinos e chocalhos (polacos), tapa-olhos, esporadas ou chicotadas desnecessárias e excessivas.

Segundo o presidente do Rancho Quarto de Milha, Adilson José de Almeida, a lei representa um "grande avanço" e vai colocar Prudente no circuito dos grandes eventos realizados no Brasil. "Como campeonatos nacionais da Raça Quarto de Milha, realizado este ano em Londrina, e que contou com mais de 1 mil competidores de todo o Brasil e movimentou a economia da cidade e região", cita.

"Sem dúvida a cidade, o comércio, e é claro, os criadores de animais e todos os envolvidos na realização de eventos, na prestação de serviço, no comércio, na área hoteleira, vão ser favorecidos com esta lei”, diz Almeida.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.