Da Redação
Em 01/11/2018 às 15:10
Projeto proporciona seis ações distintas com alunos da Escola Estadual Miguel Omar Barreto
(Foto: João Paulo Barbosa/AI Unoeste)
A oferta de protagonismo escolar busca maior engajamento dos alunos, visando melhoria do aprendizado, na Escola Estadual Professor Miguel Omar Barreto, localizada no Parque Shiraiwa, zona oeste de Presidente Prudente.
Em pesquisa-ação sobre questão ambiental aplicada junto aos professores, em estudo no Programa de Mestrado em Educação da Unoeste, foram definidas seis atividades a serem trabalhadas com os alunos. Uma delas é o grafite enquanto expressão cultural, cuja criação e aplicação em uma das paredes, também proporcionaram empoderamento.
Com os alunos no centro das atividades inseridas no processo educativo e com a ação social trabalhada coletivamente em todas as etapas de produções das atividades, o protagonismo e empoderamento foram estimulados nas oficinas preparatórias para o grafite, escolhendo os desenhos e local a serem aplicados.
A geógrafa autora do estudo Ariane Barilli de Matos explica que, juntamente com sua orientadora Dra. Raimunda Abou Gebran, no primeiro semestre deste ano foram realizados encontros quinzenais com os professores.
“Inicialmente trabalhamos com os professores, buscando as ideias deles, para saber o que havia de demanda, de possibilidades e limites. Então, para vermos o que era viável”, comenta Ariane.
Para dar cores e mais vida ao ambiente escolar, foram duas atividades com grafite: as oficinas e a confecção da arte na parede de maior visibilidade da escola, ao lado do hall de entrada e de frente ao pátio, refeitório e quadra coberta.
As outras atividades são plantio de mudas de árvores, já ocorrido; documentação fotográfica, em andamento; mutirão de limpeza do espaço de área verde, implantação da coleta seletiva, construção do bicicletário e exposição fotográfica, a serem realizados.
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