Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Economia com horário de verão gera energia para 29 mil casas

Da Redação

Em 03/11/2018 às 10:37

Economia de energia com horário de verão é equivalente ao consumo de 29 mil residências durante um mês

(Foto: Arquivo/Secom)

Começa à 0h deste domingo (4) mais uma edição do Horário Brasileiro de Verão. Até 16 de fevereiro de 2019, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm que adiantar os relógios em uma hora.

De acordo com a concessionária Energisa Sul-Sudeste, que atende municípios da região de Presidente Prudente, a redução no consumo é estimada em de cerca de 0,39%, ou seja, uma economia de 4.990 MWh (megawatts-hora), o equivalente ao consumo de 29 mil residências durante um mês, ou proporcional ao consumo de uma cidade de 87 mil habitantes, durante o mesmo período.

Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de fornecimento mais crítico do dia, entre às 18h e às 21h, quando a utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo.

No horário de verão as pessoas mudam seus hábitos e aproveitam mais a luz natural, pois o dia demora a escurecer. Assim há um alívio no uso das redes de transmissão de energia no horário de pico.

É possível economizar?

Segundo especialistas, a mudança de hábito é muito importante quando o assunto é economia de energia. Com o aumento da temperatura a população usa com mais frequência equipamentos, como ventilador e ar condicionado, que acabam aumentando o consumo e refletindo na conta de luz. Mas afinal, é possível economizar energia durante as estações mais quentes do ano?

Mesmo com todo o calor, o consumidor pode e deve contribuir para evitar o desperdício de energia. “O uso diário de ventiladores e aparelhos de ar condicionado é necessário, mas em dias com temperaturas amenas prefira ligar o ventilador. O aparelho de ar condicionado consome mais energia”, exemplifica Stevon Schettino, gerente do departamento de Operação da Energisa Sul-Sudeste.

Além disso, Stevon complementa com outras dicas. “É preciso manter o filtro do ar condicionado sempre limpo. Se for usá-lo mantenha as portas e janelas do ambiente fechadas. Fique atento também aos aparelhos ligados em ‘stand by’, que é aquela luz que fica permanentemente acesa nos equipamentos. Desligue estes equipamentos da tomada. Sempre que deixar um ambiente desligue a luz e faça uso da luz natural abrindo bem janelas e cortinas”.

Segundo o gerente, a geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. “Antes de abrir a geladeira pense no que precisa, ou seja, diminua o tempo que a porta ficará aberta. A geladeira também deve ficar longe de locais quentes, próximo de janelas e do fogão. Instale-a no local mais arejado da cozinha ou da copa. Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos quentes. Faça sempre o degelo”.

O chuveiro deve estar na posição “verão” ou “desligado”. Evite banhos demorados e feche a torneira para se ensaboar. Outras dicas que evitam o desperdício são desligar o monitor do computador e programar a proteção de tela quando o equipamento não estiver sendo usado.

Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que devem ser retirados da tomada.

A tonalidade da pintura da casa também pode ajudar na economia, escolha cores claras e frias, que aumentam a luminosidade dos ambientes diminuindo a necessidade de lâmpadas acesas durante o dia. Uma dica importante sobre a lâmpada é substituir lâmpadas incandescentes pela fluorescente compacta ou por lâmpadas de led, que são muito mais eficientes, ou seja, são econômicas e duram mais.

“São dicas simples que todos nós podemos colocar em prática em nosso dia a dia, como juntar o máximo de roupas e lavar de uma única vez, otimizando o uso da máquina de lavar; o mesmo vale para passar roupas. Quanto menos aparelhos ligados à tomada menos consumo de energia. Devemos usar o necessário ao nosso bem estar e, claro, à comodidade que a energia nos oferece”, conclui Stevon.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.