Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente promove levantamento domiciliar por casos de tracoma

Da Redação

Em 03/11/2018 às 12:05

Causada por uma bactéria, a doença nos olhos ocorre principalmente nas crianças

(Foto: Arquivo)

Após firmar um pacto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Presidente Prudente colocará em prática um plano de controle para eliminação do tracoma em crianças com idade entre 1 a menores de 10 anos.

Para tal, será feito um inquérito domiciliar por agentes de saúde. A medida prevê eliminar a doença até 2020. O tratamento é fácil, mas se não for tratado, como o passar do tempo pode prejudicar a visão.

O tracoma é responsável por cegueira e deficiências visuais evitáveis. Causada por uma bactéria, a doença ocorre principalmente nas crianças, geralmente residentes em locais com precárias condições de higiene e habitação, saneamento básico deficiente e baixas condições de vida e saúde.

O levantamento da situação de tracoma ativo será realizado por meio de inquérito domiciliar, onde os agentes de saúde e enfermeiros habilitados em tracoma percorrerão domicílios sorteados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O público alvo é população com idade entre 1 a menores de 10 anos, residentes nas áreas de estudo, com objetivo de conhecer a prevalência de tracoma para Certificação da Eliminação do Tracoma como causa de cegueira, e em adultos para estimar a prevalência de triquíase tracomatosa - os cílios invertidos tocando a córnea [triquíase] podem provocar ulcerações com consequente opacificação corneana, responsável pela diminuição da acuidade visual e cegueira.

O trabalho será realizado aos finais de semana, com início neste sábado (3), no Jardim Guanabara. "A doença tem maior facilidade de contágio em ambientes coletivos como escolas e creches", diz a a supervisora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Elaine Bertacco.

"Principais formas de prevenção é lavar as mãos e o rosto com sabonete várias vezes ao dia e não coçar os olhos. Em muitos casos, a doença pode não ter sintomas. Em caso de dúvidas, procure o serviço de saúde”, pontua.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.