Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vereadores rejeitam urgência e definem audiência para projeto milionário

Bugalho busca empréstimo de 46,8 milhões de dólares junto ao Fonplata

Da Redação

Em 06/11/2018 às 09:20

Com a rejeição da urgência, o plenário aprovou a realização de uma audiência pública para debater a proposta do Executivo

(Foto: SÉRGIO BORGES/NOFOCO)

Por 7 a 6, os vereadores rejeitaram o pedido de urgência para a discussão do Projeto de Lei Nº 687/17, que pede autorização para o município realizar empréstimo no valor de 46, 8 milhões de dólares, ou seja, aproximadamente R$ 174 milhões, junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

A proposta é de iniciativa do prefeito Nelson Bugalho (PTB), que recebeu críticas de entidades regionais pelo possível alto endividamento da Prefeitura de Presidente Prudente.

Com a rejeição da urgência, o plenário aprovou a realização de uma audiência pública para debater a proposta do Executivo.

O encontro será na próxima sexta-feira (9), a partir das 19h, no plenário "Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia". A população poderá acompanhar e participar do evento, que também será transmitido ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube.

Votação

A decisão da realização da audiência ocorreu durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (5). Havia um pedido de urgência para a votação do projeto, porém, rejeitado pelo plenário.

Votaram a favor da urgência os vereadores Elza do Gás (PTB), José Geraldo de Souza (Geraldo da Padaria, PSD), José Tabosa (PTB), Natanael Gonzaga (PSDB), Wellington Bozo (PSDB) e William Leite (PPS).

Já os vereadores que votaram contra a urgência foram: Adão Batista (PSB), Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB), Anderson Silva (PSB), Demerson Dias (PSB), Enio Perrone (PSD), Izaque Silva (PSDB) e Mauro Neves (PSDB).

Projeto

De acordo com o projeto de lei, a “contratação de operação de crédito externo” junto ao Fonplata será empregada para “financiamento parcial do Desenvolvimento Urbano e Mobilidade de Presidente Prudente SP (+ Prudente)”.

Bugalho pontua que este programa deverá englobar a macrodrenagem do Córrego do Veado; ampliação de infraestrutura viária (aberturas de avenidas); requalificação e adequação do quadrilátero central (acessibilidade a portadores de necessidades especiais e mobilidade urbana); e inovação tecnológica em gestão de políticas públicas.

'Eu vim de graça'

A sessão também foi marcada por acalorados embates entre população, grupos formados por entidades e comissionados e secretários convocados pelo prefeito parar marcar presença na sessão da Câmara Municipal.

Com faixa 'eu vim de graça", moradores de vários bairros e representantes de entidades fizeram protestos contra o projeto de empréstimo milionário; do outro lado, comissionados e secretários tentavam o contraponto nas manifestações.

Em alguns momentos, houve intervenção da Mesa Diretora para o prosseguimento dos trabalhos; alguns comissionados ameaçaram invadir o camarote, local privilegiado por deixar os presentes mais próximos dos vereadores.

A Polícia Militar esteve presente para garantir a segurança no local.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.