Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Contra leishmaniose, CCZ faz mega plantão na zona leste

Da Redação

Em 07/11/2018 às 11:53

Plantão é destinado aos moradores que receberam notificação para coleta de sangue para diagnóstico de leishmaniose e chipagem

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Os bairros da zona leste de Presidente Prudente seguem no radar do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O órgão fará plantão em dois locais visando a coleta de sangue de cães para diagnóstico de Leishmaniose Visceral Canina (LVC), além do serviço de chipagem.

No sábado (10), das 8h às 12h, os postos volantes serão montados em dois locais: na Rua 1º de Maio, na praça da Academia da Terceira Idade, para atender moradores da Vila Marina, Vila Verinha, Vila Iti, Vila Mendes e adjacências. Outra equipe estará na Rua Antônio José Giraldes (no estacionamento do Ipanema Clube) para residentes na Vila Áurea, Vila Centenário, Vila Luso e adjacências.

O plantão é destinado aos moradores que receberam notificação para coleta de sangue para diagnóstico de leishmaniose e chipagem.

A leishmaniose é uma doença grave. Além dos efeitos negativos para a saúde do seu animal, a doença é transmissível ao humano. Os principais sintomas são: emagrecimento, lesões na pele, feridas que não cicatrizam, queda de pelos, crescimento exagerado das unhas, lesões na ponta da orelhas e ao redor dos olhos dos animais.

De acordo com o gerente do CCZ, o médico veterinário João Henrique Artero de Carvalho Leite, é extremamente necessário impedir a proliferação do mosquito-palha, inseto transmissor da leishmaniose.

“Medidas simples com a limpeza dos quintais e imóveis, removendo folhas secas, frutas em decomposição, fezes de animais e lixos de forma geral, bem como a poda regular das árvores são fundamentais para impedir a proliferação do mosquito. Para a proteção individual dos cães recomenda-se o uso de coleiras repelentes”, alerta.

Serviço

O exame também pode ser realizado no CCZ, que fica na Rua Castelo Branco, nº 93, Parque Castelo Branco. O ambulatório funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.