Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em evento, Facopp anuncia vencedores do 2º Prêmio de Fotografia

Da Redação

Em 09/11/2018 às 12:23

Assim como no primeiro prêmio, as fotografias vencedoras vão compor uma exposição itinerante pela cidade

(Foto: Júlhia Marqueti/ AI Facopp)

A cerimônia da divulgação dos vencedores do 2° Prêmio Facopp de Fotografia será realizada nesta sexta-feira (9), no Teatro César Cava, no campus I da Unoeste. O evento é organizado pela Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp). O evento será conduzido pelo jornalista Maycon Morano.

Este ano, o prêmio teve abrangência nacional e o tema escolhido foi “Mobilidade Urbana”. Ao todo, foram 188 fotografias inscritas.

Os jurados escolheram 13 imagens na categoria amadora e 13 na categoria profissional. No primeiro caso, o vencedor ganhará uma câmera semi-profissional da Sony. Para os profissionais, a premiação para primeiro, segundo e terceiro lugares é, respectivamente, um iPhone 7 Plus; um iPad New Apple e um celular Samsung J7.

“O que mais nos deixou felizes foi perceber que o concurso se espalhou pelo Brasil. Nós temos participantes de Londrina, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Manaus, Assis, Fortaleza, Joinville, Santo André, Ortigueira, Taguaí, Porto Velho, Contagem, Belo Horizonte, Ouro Preto e São Paulo”, diz Carolina Mancuzo, coordenadora do curso de Fotografia.

O tema “Mobilidade Urbana” buscou perceber, a partir da fotografia, formas tradicionais e alternativas de se locomover em meio ao caos do dia-a-dia, além de dificuldades e inovações, elevando também a fotografia como comunicação e expressão.

Para a professora Fabiana Alves a expectativa é de que “a cada ano o prêmio tenha mais participantes, melhores imagens e o fortalecimento da expressão fotográfica para documentação social”.

Segundo Carolina Mancuzo, o tema foi bem aceito pelos participantes. “Mobilidade está no nosso cotidiano, temos contato direto e quando nos propomos a fotografá-la as inspirações ocorrem facilmente.” Isto explica, segundo ela, o número de imagens inscritas: um total de 188, distribuídas na categoria amadora e profissional.

Todas as 26 imagens escolhidas pelos jurados participarão de uma exposição itinerante sobre Mobilidade Urbana, que ocorrerá durante todo o primeiro semestre de 2019.

As 13 fotografias escolhidas na categoria profissional também vão ilustrar um calendário de mesa e receberão certificado de menção honrosa.

O júri foi formado pela crítica fotográfica Simonetta Persichetti, o professor e autor de livros de fotografia, Thales Trigo, os fotógrafos prudentinos Adriano Kirihara, Anselmo Ueti e Andrey Torres, além do jornalista Sinomar Calmona.

Serviço

A cerimônia será realizada no Teatro Cesar Cava, no campus I. A entrada é gratuita e aberta a toda população.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.