Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Estudantes se unem para limpeza de escola em PP

Da Redação

Em 14/11/2018 às 13:41

Carteiras que estavam em espaço de produtos descartados serão reutilizadas para instalação de bicicletário

(Foto: João Paulo Barbosa/AI Unoeste)

Como parte de processo para promover pertencimento em relação ao ambiente em que estão inseridos, alunos da Escola Estadual Professor Miguel Omar Barreto, no Parque Shiraiwa, em Presidente Prudente, realizaram um mutirão de limpeza. Carteiras escolares sem uso serão empregadas na instalação de bicicletário.

Realizada por cerca de 30 alunos, a atividade foi conduzida pela professora Leila Maria Couto Esturaro e alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste. “Fazer isso aqui é para a gente mesmo”, afirma Lucas Rodrigues Garcia, que mora no Jardim Santa Fé.

“Essa atividade liga mais a gente, uns aos outros e com o meio ambiente”, fala Mikaias Oliveira Pereira, membro do grêmio estudantil, residente no Jardim Tropical. Os meninos do 2º ano do ensino médio acreditam que irão levar para as comunidades onde moram e para suas vidas o aprendizado prático.

Três estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária também colocaram a mão na massa: Danielli Chagas, Carolina da Silva e Fernando de Azevedo Almeida de Jesus. “Acho importante para aumentar o gosto pela escola e melhorar a aprendizagem”, opina Danielle.

“É um grande ganho essa transformação de um ambiente totalmente comprometido e um espaço de uso comum”, pontua Carolina. “Deveria ter mais ações desse tipo nas escolas, de melhoria do meio ambiente e que tem impacto também em saúde, através da limpeza. Alguns resíduos foram jogados fora e vários outros serão aproveitados”, comenta Jesus.

No entendimento da vice-diretora Renata Portel Mendes de Oliveira, o projeto desenvolvido aproxima os alunos em atividades de equipe e aumenta o sentimento de pertencimento em relação à escola, proporcionando mais prazer em aprender, estando em um ambiente melhor, mais agradável.

Em 13 anos de magistério estadual, iniciado em Jacareí, passando por Presidente Venceslau e estando em Presidente Prudente, Renata está vivenciando pela primeira vez intervenções externas para ajudar a melhorar uma escola e a comunidade estudantil mobilizada; com os alunos tendo a oportunidade de nova visão escolar e comunitária.

Reaproveitamento

O espaço para guardar bicicletas receberá uma estrutura que utilizará o ferro de carteiras descartadas, pelo mal estado devido ao tempo de uso, com o protótipo feito no curso de Arquitetura e Urbanismo e que será desenvolvido na serralheria da universidade.

Outros produtos de descartes também serão reutilizados para bancos e coleta seletiva do lixo.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.