Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Fim de ano aponta vendas tímidas para supermercados

Apesar do baixo crescimento, setor deve contratar temporários

Da Redação

Em 15/11/2018 às 18:22

Melhor época do ano para o setor supermercadista será impactada pela alta do dólar e desemprego, mas terá aumento nas vendas

(Foto: Arquivo)

Época mais esperada para o setor supermercadista, o fim de ano não deve decepcionar os lojistas. De acordo com estudos feitos pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), as vendas para este Natal devem ter um crescimento real de 1,5% a 2% em relação ao ano passado.

Na região, Presidente Prudente segue como a principal cidade no faturamento. No ano passado, foram R$ 680 milhões, o que equivale a 43% da região e 0,60% do somado em todo o Estado de São Paulo.

“Apesar de tímido, o aumento é importante em um ano que teve muitas turbulências para o setor e cria expectativas positivas para 2019”, explicou o economista da Apas, Thiago Berka.

O aumento das vendas deste ano está baseado na lenta recuperação do emprego formal. Outro ponto é a variação na cotação do dólar, que deverá ter um efeito nos preços de alguns itens vendidos.

“Este efeito pode inibir o volume de venda de alguns produtos, mas ajuda na elevação do ticket médio e poderá compensar parte das perdas do ano passado com a forte deflação obtida em 2017, que foi de 2,30% de queda nos preços”, comenta Berka.

Vagas temporárias

O varejo no Estado de São Paulo deverá criar cerca de 23 mil vagas temporárias, sendo que 30% deste número – algo em torno de 6 a 7 mil – devem ser contratados pelo setor supermercadista, pois o fluxo de consumidores aumenta nos últimos meses do ano. Estima-se que os supermercados devem reter cerca de 5% do total destes temporários para 2019.

“Para se ter uma ideia, no Natal vende-se 22% a mais que a média mensal do setor, e o número de consumidores aumenta mais de 11%, exigindo reforço no quadro das lojas. A retenção de funcionários poderá variar bastante este ano”, avalia o economista.

Entre as principais vagas para contratação estão as de repositor de mercadorias, atendentes de loja, operadores de caixa e embaladores. Atualmente, a região emprega, aproximadamente, 7,4 mil pessoas no setor supermercadista.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.