Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Médica cubana avisa que deixará ESFs de Ameliópolis e Eneida

Da Redação

Em 19/11/2018 às 12:17

Atualmente, existem seis vagas para profissionais do Programa “Mais Médicos” destinadas a Presidente Prudente

(Foto: Arquivo/EBC)

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente revelou que a única médica cubana, atualmente responsável pelos atendimentos das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos distritos de Ameliópolis e Eneida, deixará o cargo.

Atualmente, existem seis vagas para profissionais do Programa “Mais Médicos” destinadas a Presidente Prudente, das quais três estão preenchidas – sendo dois brasileiros e uma intercambista cubana.

A médica está há cerca de cinco anos no município. Por decisão pessoal, ela já comunicou à Secretaria de Saúde que permanecerá em atividade até o fim deste ano, prazo concedido pelo governo cubano para retorno dos médicos àquele país.

"Para 2019, ainda não é possível informar como ficará a situação dos profissionais do programa, visto que se trata de uma decisão a ser tomada pelos gestores do 'Mais Médicos'", diz a Prefeitura em nota.

Efeito Bolsonaro

A decisão dos médicos cubanos em deixarem o país ocorreu na semana passada, quando o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que Cuba submete seus profissionais, vinculados ao programa Mais Médicos, a uma situação de “trabalho análogo a escravidão”.

Bolsonaro acrescentou que  "dia 1º vamos apresentar [uma solução para a saída dos médicos cubanos]. Não podemos admitir escravos cubanos no Brasil nem continuar alimentando a ditadura cubana também”.

O presidente eleito reiterou o que disse há dois dias, lembrando que muitos cubanos deixam para trás as famílias, pois não podem trazê-las para o Brasil e são obrigados a repassar 70% dos salários para o governo de Cuba.

O governo de Cuba informou que deixará de fazer parte do programa Mais Médicos devido as exigências feitas pelo governo eleito classificadas como “inaceitáveis” e que “violam” acordos anteriores.

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse, na sua conta do Twitter, que a permanência dos cubanos está condicionada à realização do Revalida pelos profissionais, que é o exame aplicado aos médicos que se formam no exterior e querem atuar no Brasil.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.