Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara aprova lei que proíbe fumo em bares e restaurantes de Prudente

Thiago Ferri

Em 02/12/2008 às 10:49

A Câmara aprovou em segundo turno o projeto de lei do vereador José Rocha Sobrinho (PT) que proíbe o uso de cigarros e similares em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins em Presidente Prudente, sob pena de multa de R$ 493,17 aos infratores. Houve apenas dois votos contrários: Marcos Vinha e José Caetano, ambos do PT. O projeto agora vai para sanção ou veto do prefeito Carlos Roberto Biancardi (PSDB), que terá 15 dias para analisar a matéria.

De acordo com o projeto, os próprios estabelecimentos serão os responsáveis pela orientação, fiscalização e proibição dos clientes de fumarem nos locais. “Os proprietários terão de se atentar para isso, porque caso apareça algum fiscal, ele é quem será autuado”, explica Rocha.

O vereador afirma que o projeto foi aprovado “depois de muita luta” na última sessão do ano da Câmara Municipal de Prudente. Após a sessão ordinária que aprovou o orçamento 2009, foi aberta um extraordinária, que votou o projeto de Rocha e aprovou também o Portal da Transparência, de autoria de Oswaldo Bosquet, José Caetano, Alba Lucena, Izaque Silva, Marcos Vinha e José Rocha.

“O Caetano tentou derrubar de todas as formas, foi uma longa batalha, e ele é bom na argumentação, mas dessa vez não colou e o projeto foi aprovado", cita Rocha.

Na sessão da última segunda-feira (24), quando o projeto foi aprovado em primeiro turno, Caetano, que votou contra, propôs uma emenda. Ela determinava que fosse realizado um plebiscito na cidade para saber se a população referenda a proibição imposta por Rocha no projeto de lei.

Na sessão de ontem (1º), a emenda foi derrubada e o projeto aprovado. “Essa emenda era absurda. Quem vai fazer o plebiscito? Quem vai pagar? Ele [Caetano] fez isso só para atravancar o projeto”, diz Rocha.

Quando da votação em primeiro turno, Vinha afirmou que a proposta impossibilitava a fiscalização por parte da Prefeitura. “Além disso, ainda impõe multa para os comerciantes que não podem afastar seu público para perder receita. O que falta na verdade é educação para que as pessoas respeitem em locais de alimentação quem não fuma”, afirmou Vinha. 

Para o vereador e vice-prefeito eleito na cidade, o Legislativo não pode criar uma lei que “dificulte ainda mais o comércio”. “Hoje, a maioria dos restaurantes já tem espaços para fumantes e não-fumantes. Exigir mais do que isso está fora do razoável”, pontuou Vinha.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.