Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Bragato acusa ruralistas de fazer 'corpo mole'

Reinaldo Ruas

Em 01/05/2008 às 20:15

O deputado Mauro Bragato (PSDB), da bancada governista na Assembléia, acusou o próprio setor que o ruralista e presidente da UDR, Luiz Antonio Nabhan Garcia representa, de fazer "corpo mole" em relação ao projeto de regularização de terras no Pontal. "Os fazendeiros querem algo que é difícil de atender, que é a redução no porcentual da contrapartida." Para regularizar as áreas, o fazendeiro teria de ceder ao Estado de 15% a 25% da propriedade ou de outra equivalente. De acordo com o deputado, o "outro lado" (os sem-terra) também se colocou contra, apoiado pelo PT e pelo PSOL.

"A regularização é uma reivindicação regional, mas eu sabia que haveria dificuldade, pois tanto um lado quanto o outro colocariam obstáculos." Bragato lembrou que a lei que regulariza áreas de até 500 hectares, aceita pelos dois lados e aprovada em 2003, teve pouca adesão. "Os advogados dos ocupantes que têm processos na justiça estão recomendando que eles não façam o acordo."
 
Embora o governo e o setor produtivo queiram "botar a casa em ordem", a situação beira o impasse, segundo o parlamentar. "A esquerda não quer e a direita quer de graça", disse, referindo-se aos sem-terra e aos fazendeiros. Mesmo assim, ele garantiu que o projeto não está parado. "Se houver boa vontade, votamos ainda neste semestre."

O presidente da UDR negou que os ruralistas estejam fazendo corpo mole. Segundo ele, o projeto cumpre o objetivo de trazer tranqüilidade à região. "É normal que o fazendeiro queira pagar ao Estado o mínimo possível, pois eles já pagaram pelas terras." De acordo com Nabhan, o projeto corrige parcialmente o que considera um "erro" do Estado - as ações discriminatórias visando ao reconhecimento de que as terras são devolutas. "Estamos decepcionados porque, nessa questão, o governo esfriou." (Agência Estado).
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.