Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Operação alerta para risco de tempestades; SMS avisa sobre desastres

Da Redação

Em 21/12/2017 às 15:21

Além do calor, a estação mais esperada do ano traz chuvas fortes acompanhadas de raios; saiba como proceder em situações de emergência

(Foto: Arquivo/EBC)

Enfim ele chegou, o verão! E com ele as tempestades muito comuns nessa estação do ano. Por isso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para o perigo das chuvas fortes acompanhadas de raios.
 
No Estado de São Paulo, a Operação "Chuvas de Verão" trabalha na preservação de vidas e a redução de danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima. 
 
Com vigor até o dia 31 de março de 2018, a ação engloba os Planos Preventivos da Defesa Civil, específicos para escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e aliviar os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso. 
 
Por SMS
 
A Defesa Civil de São Paulo envia mensagem (SMS) diretamente para os cidadãos. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), responsável pelas mensagens enviadas, ressalta que o serviço é totalmente gratuito.
 
Caso não tenha recebido a mensagem para realizar o cadastramento, é possível solicitar o serviço enviando um SMS para o número 40199. Basta enviar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem, desde que faça um cadastro por SMS.
 
Cuidados
 
Confira abaixo as orientações para se proteger dos raios durante as tempestades:
 
Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;
 
Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea como metrô;
 
Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina;
 
Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;
 
Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar;
 
Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;
 
Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
 
Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
 
Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular;
 
Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;
 
Evite tomar banho durante a tempestade.
 
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.