Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aos 79 anos, morre radialista e empresário Nilton Mescoloti

ROGÉRIO MATIVE

Em 09/12/2018 às 12:14

Considerado o guardião da memória do rádio prudentino, Mescoloti era proprietário da Rádio Comercial AM 1440 Khz

(Foto: Arquivo)

Vítima de um câncer, o radialista e empresário Nilton Mescoloti faleceu na manhã deste domingo (9), em Presidente Prudente. Considerado o guardião da memória do rádio prudentino, Mescoloti era proprietário da Rádio Comercial AM 1440 Khz, uma das mais tradicionais emissoras do Oeste Paulista.

Fundada em 1959 pela família Bussacos, a emissora foi adquirida pelo radialista em 1974. Na década de 1990, passou a direção para as mãos de um dos seus filhos, Maurício Mescoloti. Porém, seguia com sua missão ao manter o Centro de Memória do Rádio, com mais de 350 peças que refletem o desenvolvimento do rádio e seus profissionais ao longo dos anos.

Sua trajetória pelas ondas radiofônicas começou aos 16 anos, quando foi contratado pela Rádio Difusora AM como redator-colaborador. Poucos meses depois, chegou ao sonhado posto de locutor efetivo.

A experiência adquirida abriu portas em Goiânia (GO), onde trabalhou como locutor noticiarista, comercial, rádio-ator e em programas de auditório, na Rádio Anhanguera. Após dois anos, voltada ao Oeste Paulista para colaborar na instalação final da Rádio Comercial, sendo o primeiro locutor da emissora. Foi eleito, por diversas vezes, o melhor locutor das emissoras locais.

Em 1974, adquiriu a rádio em sociedade com Ernesto Coquemala Sobrinho (falecido). Em 1982, implantaram a Rádio Comercial 2 FM (98 FM). Apesar da paixão pelo rádio, investiu seu talento em outros setores, sendo o principal deles de autopeças fundando três lojas: a Mescoloti Peças, Super M. Mescoloti e MM Distribuidora de Peças e Acessórios.

“Comecei no rádio com 16 anos e vou continuar até o dia em que morrer. Acredito que a história fará com que o rádio nunca se ofusque, pois assim como outros meios de comunicação, tem capacidade de se adaptar às mudanças e à modernidade”, discursou Nilton Mescoloti ao ser homenageado pela Associação Comercial e Empresarial de Prudente (Acipp), em 2014.

Gratidão

O radialista aposentado e compositor Antônio Soares lamenta a morte de Mescoloti e revela gratidão ao falar do amigo. "Sou grato a este grande homem que me ajudou na época que sonhava em gravar minha primeira música como autor em 1970. Gravei no estúdio dele, na MM Gravações, para mandar a música para São Paulo. E ele não me cobrou nada. Serei eternamente grato a este grande nome do rádio prudentino", diz.

Velório

Mescoloti deixa a esposa Tereza Embersics Mescoloti e os filhos Nilton Mescoloti Junior, João Mauricio Mescoloti, Guilherme Embersics Mescoloti e Simone Embersics Mescoloti.

O corpo do radialista é velado na Casa de Velórios Athia. O sepultamento está marcado para às 10h45 de segunda-feira (10), no Cemitério São João Batista.

Atualizada às 14h20 para acréscimo de informações

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.