Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Hospitais realizam palestras em comemoração ao Dia da Mulher

Da Redação

Em 06/03/2018 às 08:10

Hospital Regional de Presidente Prudente promove na quinta, a partir das 9h, um evento com o tema: “A Mulher e a Doença Renal – Incluir, Valorizar, Capacitar”

(Foto: Arquivo/AI)

Nesta semana, dois hospitais de Presidente Prudente realizam uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher - lembrado na quinta-feira (8).

O Hospital Regional de Presidente Prudente promove na quinta, a partir das 9h, um evento com o tema: “A Mulher e a Doença Renal – Incluir, Valorizar, Capacitar”. Para isso, o setor de diálise da unidade preparou uma programação especial direcionada aos colaboradores do hospital.

Será realizada a palestra “Saúde da Mulher: Cuide de seus rins”, ministrada pela nefrologista da unidade, Vanessa Carolina Barros Silva Mariotti no anfiteatro do HR. Serão discutidos métodos de prevenção, diagnósticos, tratamentos e principais características da doença renal.

Entre os anos de 2016 e 2017, o Hospital Regional de Prudente detectou um aumento de 22%, no número de mulheres atendidas com problemas renais, com um crescimento de 66 para 81 pacientes.

Para a médica nefrologista da unidade, Vanessa Mariotti, o aumento pode estar ligado ao hormônio denominado estrógeno. “As mulheres possuem o hormônio estrógeno, que diminui as chances de apresentação da hipertensão. Ao envelhecer e chegar na menopausa, a mulher tem uma redução na produção do hormônio, que possibilita maior oportunidade para apresentação de pressão alta. É importante termos consciência de que a hipertensão é uma das principais causas da doença renal”, declara a médica.

O crescimento em casos de doença renal também é registrado na população masculina. O aumento no número de homens atendidos no HR é de 20%, sendo 107 pacientes em 2016 contra 129 no ano de 2017.

Atitudes simples como beber água, não fumar e cuidados com a pressão podem garantir maior qualidade de vida. "Pequenos cuidados podem evitar doenças como hipertensão e diabetes e consequentemente, o registro de pacientes em diálise. Há certo esquecimento dos cuidados mínimos com a saúde e, por isso, precisamos reforçar a importância da atenção com uma dieta equilibrada e exercícios físicos, por exemplo", ressalta Vanessa.

Mais palestra

Na quarta-feira (7), a escritora, palestrante e ativista na luta contra o câncer, Anna Maria Mello, ministra palestra motivacional para pacientes e seus familiares, profissionais da área da saúde e membros de associações no auditório do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente.

Anna Maria é autora do livro “Cabelos Vão, Cabelos Vêm. O que é que a mamãe tem?”, voltado para o público infantil, que trata de forma lúdica a trajetória de uma família que enfrenta o câncer.

A palestrante foi diagnosticada com câncer de mama em 2015 e chegou a passar 360 dias no hospital. Ela conta que levou isso como “ir até o trabalho, pois era algo rotineiro”. Assim, para compartilhar a sua história e levar esperança e ânimo à outras mulheres que estão enfrentando essa difícil batalha, Anna começou a palestrar sobre a “Força da Resiliência”. A palestra será gratuita e acontecerá em dois horários: às 10h e às 15h.

Na quinta-feira (8), pacientes e acompanhantes receberão um dia voltado somente a elas: voluntários estarão disponíveis para massagem, serviços de manicure, maquiagem e sobrancelha, além da apresentação de um coral e a entrega de um presente, confeccionado por voluntárias do HRCPP.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.