Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas promove prática que une bateria e fisioterapia para relaxar

Da Redação

Em 27/04/2017 às 11:11

Bateroterapia é um método terapêutico que será apresentado gratuitamente pelo músico Gus Conde

(Foto: Divulgação)

No fim de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove uma vivência de bateroterapia, método que combina exercícios rítmicos com movimentos fisioterapêuticos e lúdicos, promovendo alongamentos funcionais para aumentar a consciência corporal e o nível de concentração mental.

A atividade gratuita ocorre no sábado e domingo (29 e 30), das 9h30 às 11h30, e será ministrada por seu próprio criador, o músico Gus Conde, de Campinas.

Gus

Baterista e percussionista de destaque internacional, Gus é o primeiro brasileiro a se apresentar no American Music Awards, uma das maiores premiações da música norte-americana, como baterista da cantora pop Rihanna, além de parcerias com outros astros da música pop contemporânea.

Em meados de 2006, Gus se juntou a um fisioterapeuta da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e criou uma série de exercícios rítmicos aliados a movimentos da fisioterapia, destinado a todas as idades. Assim surgiu a bateroterapia, um conjunto de movimentos associados à prática de tocar bateria que são transformados em um exercício lúdico.

Bateroterapia

Com baquetas na mão, diversas pessoas podem exercitar o corpo e a mente em ritmo de música por meio da bateroterapia. O método, que começou a ser desenvolvido há pouco mais de 10 anos, foi aprimorado e colocado em prática há seis anos pelo músico brasileiro Gus Conde.

Ele teve a ideia de criar a bateroterapia depois de lidar com um idoso, na Califórnia, que tinha dificuldades de tocar bateria. Ele percebeu que faltava rotatividade do corpo, alongamento dos braços e das pernas. Assim, ele desenvolveu uma série de exercícios especificamente para o aluno melhorar o desempenho.

O músico se uniu a um fisioterapeuta da Universidade de Los Angeles e criou diversos exercícios, não apenas para a terceira idade, mas também para crianças e adultos. Assim surgiu a bateroterapia, um conjunto de movimentos associados à prática de tocar bateria que são transformados em um exercício lúdico.

Os exercícios rítmicos são aliados a movimentos fisioterapêuticos e aumentam a consciência corporal e o nível de concentração mental dos participantes.

Durante as aulas, os alunos também trabalham foco e ritmo, além do alongamento. As músicas são variadas, assim como os movimentos, que podem ter o grau de dificuldade aumentado, de acordo com a capacidade de cada um.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.