Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Eventos com equinos e bovinos devem seguir normas em PP

Parlamentares receberam criadores que apoiam proposta de Bugalho

Da Redação

Em 09/10/2018 às 10:44

Antes da discussão em plenário, os vereadores receberam representantes de criadores de cavalos da raça Quarto de Milha

(Foto: Cedida/AI Maycon Morano)

Nessa segunda-feira (8), a Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou a regularização de eventos esportivos e recreativos envolvendo animais equinos e bovinos na cidade.

De acordo com o Projeto de Lei Nº 660/17, de iniciativa do prefeito Nelson Bugalho (PTB), os eventos deverão “atender as normas protetivas de bem-estar animal, sem prejuízo de outras existentes na esfera estadual ou federal”. O texto já foi apreciado em primeiro e segundo turno pelos parlamentares.

Antes da discussão em plenário, os vereadores receberam representantes de criadores de cavalos da raça Quarto de Milha, treinadores, entre outros, que apoiaram a aprovação do texto, que deverá proporcionar a vinda de grandes eventos para Presidente Prudente e região.

O projeto foi elaborado após reunião do chefe do Executivo com os criadores e o vice-presidente da Câmara, Demerson Dias (PSB), em agosto. A proposta proíbe a prática da "farra do boi", com uso de facas, pedaços de madeira, cordas, chicotes, entre outros itens que possam ferir o animal.

O transporte dos animais ao local do evento deverá ser feito em caminhões próprios garantindo o conforto e segurança e, desta maneira, evitando o estresse. Já o piso da arena não poderá conter pedras, buracos ou desnível acentuado.

O projeto de lei trata ainda sobre o cercamento da arena, manejo dos animais, limpeza dos espaços e peso dos bovinos que participarem de provas. A queima de fogos de artifício que provoquem ruídos foi proibida.

O descumprimento de qualquer item resulta em multa aos organizadores do evento no valor de R$ 10 mil.

Mais discussões

Além da reunião com os criadores de cavalos, os parlamentares também receberam o representante da Associação do Comércio Varejista de Carne do Oeste Paulista (Acoacop), Jesuíno de Paiva Cavalcanti, juntamente com comerciantes do setor; e, em seguida, servidores da Secretaria Municipal de Planejamento, que falaram um pouco sobre o Projeto de Lei do Plano Diretor, que foi protocolado na Câmara Municipal na última semana.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.