Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cine Bosque apresenta Especial Mostra de Arte neste mês

Da Redação

Em 06/03/2018 às 11:07

Filme Frida encerra mostra especial de cinema no dia 27

(Foto: Arquivo)

Neste mês, o universo das artes visuais é a temática que orienta o Cine Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente. E na primeira sessão, um mundo subterrâneo impressionante com pinturas de 32 mil anos é revelado pelo filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos. A exibição é gratuita e tem início às 19h30.

Com um acesso sem precedentes e superando desafios técnicos consideráveis, o cineasta alemão Werner Herzog capturou o interior da caverna Chauvet, no sudoeste da França, onde foram descobertos desenhos rupestres intactos em 1994.

Mostra de Arte

O Especial Mostra de Arte traz ao público filmes sobre o universo das artes visuais, desde obras biográficas até captações dos primórdios da pintura. A mostra especial de cinema segue com A paixão de JL (13/3); Com Amor Van Gogh (20/3); e Frida (27/3).

Com o fim do horário de verão, neste mês as sessões gratuitas voltam a ter início sempre às 19h30.

Mais sobre a Caverna dos Sonhos Esquecidos

A caverna de Chauvet Pont D’Arc, no sudoeste da França, abriga um tesouro literalmente inestimável. Em seu interior, foram descobertos cerca de 400 desenhos e pinturas pré-históricas, datadas de 30 mil anos atrás. Descoberta por acaso, em 1994, Chauvet foi imediatamente vedada para que as pinturas não se deteriorassem. Apenas pesquisadores de alto nível têm acesso ao seu interior.

Abriu-se uma única exceção para que o cineasta alemão Werner Herzog e sua equipe registrassem essas imagens com suas câmeras e as exibissem ao mundo. Não existe plano de visitas turísticas à caverna. Ver o filme é a única maneira de conhecer essas imagens, testemunhas mudas da aurora da espécie humana tal qual a conhecemos.

Consciente da oportunidade única que se abria para ele, Herzog decidiu filmar em 3D, técnica que não havia experimentado até então e da qual não sentira qualquer necessidade em outros projetos. Opção certeira. Exibido em 3D, o longa é um dos raros filmes que de fato justificam o uso dessa técnica.

Introduzem o espectador ao mundo interno desse mistério, em imagens a princípio um tanto claustrofóbicas. Depois o espaço se abre e começam a aparecer as pinturas, inscritas nas paredes.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.