Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Crítica ao capitalismo é tema de filme exibido no Sesc Thermas

Da Redação

Em 24/04/2018 às 08:47

Filme conta a história de John Nada, um trabalhador braçal que, ao encontrar um óculos em especial, passa a enxergar criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos

(Foto: Divulgação)

Primeiro lugar nas bilheterias do cinema americano, em 1988, o filme "Eles Vivem" é a atração desta terça-feira (24), no Cine Bosque, projeto cinematográfico do Sesc Thermas de Presidente Prudente. A sessão começa às 19h30, com entrada gratuita.

Na última exibição do especial Clássicos Sci-Fi do mês de abril, o filme dirigido por Jhon Carpenter conta a história de John Nada, um trabalhador braçal que, ao encontrar um óculos em especial, passa a enxergar criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as frases enigmáticas que elas transmitem por meio da mídia em geral.

Metaforizando o capitalismo desenfreado, o filme apresenta um mundo onde os alienígenas já estão vivendo entre os seres humanos, ocupando os cargos mais importantes do nosso planeta e escravizando os humanos por meio da globalização.

Além das cenas clássicas das produções cinematográficas de ficção científica, o filme também é conhecido por conter diferentes mensagens subliminares ao logo de sua narrativa, como as expressões: “obedeça” e “consuma”.

Exemplo disso é quando uma propaganda de viagens com uma moça de biquini diz: “Case e reproduza”. Tal como em outro momento, quando uma placa de uma loja reproduz: “Sem livre pensamento”. Para os críticos, a mensagem mais irônica que o diretor cria está na cédula de dinheiro: “Esse é o seu Deus”.

Outra característica do filme é seu aspecto econômico. Ao todo, o orçamento contou com R$ 4 milhões em investimentos e arrecadou uma das maiores bilheterias da época, R$ 13 milhões.

Mostra Sci-Fi                                                                                                  

Conhecida pela abreviatura Science Fiction, a sigla Sci-Fi representa as discussões em torno dos filmes de ficção científica, especialmente sobre a contribuição do gênero em prol do cinema.

No Sesc Thermas, diferentes exibições durante todo mês de abril convidaram os interessados a questionamentos como: “Por que há tanto interesse por esses temas que parecem tão distante da gente?”, e “Por que não investigar sobre uma aproximação mais humana com esses assuntos tão misteriosos?”.

Uma das possíveis reflexões sobre o assunto é que poucas coisas assombram mais o homem cheio de razão do século 20 do que a possibilidade de existir outras formas de vida fora da terra. No entanto, o século 21 já chegou e estamos finalmente prontos para ousar e estreitar a convivência entre a ficção científica e nosso cotidiano.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.