Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Encontro de práticas corporais oferece aulas gratuitas

Da Redação

Em 29/11/2018 às 13:17

Roda, formação tradicional das danças circulares, desperta a autoconfiança, a consciência corporal e espacial

(Foto: Rogério Mative)

Neste fim de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove a primeira edição do "Encontro de Práticas Corporais", que ocorre na unidade com diversas atividades gratuitas, como danças circulares, ioga, oficina de lanches e sucos, Kokedama, Ba Duan Jin e Lian Gong.

A participação nas atividades é gratuita e aberta ao público. Algumas oficinas possuem inscrições antecipadas, como a de Kokedama e a de lanches e sucos, já as vivências e aulas abertas são livres a quem se interessar e comparecer. Todas ocorrem em área aberta, no Bosque da unidade.

De acordo com o monitor de esportes do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro, durante o ano a unidade propõe uma série de práticas corporais ao público e o objetivo, agora, é encerrar este ciclo.
“Juntamos algumas das atividades que oferecemos durante o ano neste encontro que visa refletir e praticar novos saberes sobre o corpo e a mente, na busca pelo autoconhecimento. É o momento de quem de repente não conhece essas práticas, experimentar. E, quem já fez, vivenciar ainda mais”, destaca.

Programação

As atividades começam nesta sexta-feira (30), às 19h, com a vivência "Danças Circulares: Baile Circular", ministrada pela focalizadora Andrea Leocini e a instrutora de atividades físico-esportivas do Sesc Piracicaba, Ana Flores. O objetivo é ensinar e praticar um repertório diversificado dessa expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade.

No sábado (1º), às 10h, outra variação dessa prática é apresentada ao público na aula aberta "Danças Circulares Meditativas", também ministrada por Andrea e Ana Flores. A roda, formação tradicional das danças circulares, desperta a autoconfiança, a consciência corporal e espacial, além de incentivar a cooperação entre as pessoas. Nesta variação, aliada à meditação, proporciona maior concentração e reflexão comportamental.

Também no sábado, às 10h30, o chef Fábio Almeida ministra a oficina de "Lanches e Sucos Naturais", na qual os participantes aprendem receitas práticas e nutritivas para o preparo saudável no dia a dia.

Às 14h, a oficina de "Kokedama", com a Quintal Orgânico Itinerante, que ensina uma técnica japonesa de plantio suspenso sem o uso de vasos. O público é incentivado a produzir alimentos orgânicos em casa, além de utilizar uma nova técnica possível para espaços pequenos, comuns nos grandes centros urbanos.

Ainda no sábado, às 15h, tem a aula aberta "Ba Duan Jin - Oito peças de brocado de seda", com a instrutora de atividades físico-esportivas do Sesc Avenida Paulista, Evelyn Stephano. Na medicina tradicional chinesa, acredita-se ser um exercício benéfico para relaxar os músculos e fortalecer a ossatura, cultivando a energia vital Qi, e melhorando a circulação sanguínea.

A instrutora Evelyn volta no domingo (2/12), às 10h, para ministrar a aula aberta "Lian Gong em 18 terapias", outra prática corporal da medicina tradicional chinesa desenvolvida com o intuito de restabelecer os movimentos naturais do corpo buscando seu fortalecimento e o equilíbrio de energias.

Também no domingo, às 16h, ocorre a aula Ioga para todos. Prática originária da Índia que busca o equilíbrio a partir de exercícios posturais e de respiração, a atividade mescla tonicidade muscular e relaxamento.

Serviço

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é: (18) 3226-0400.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.