Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em PP, torneio de xadrez recebe mestre Dragan Stamenkovic

Da Redação

Em 10/11/2017 às 14:45

Dragan participa de uma simultânea com os participantes e, em seguida, os jogadores se enfrentam

(Foto: Divulgação)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promove, na manhã de domingo (12), a partir das 9h30, uma vivência de partida simultânea de xadrez com a presença de Dragan Stamenkovic, enxadrista nascido na Sérvia, detentor do título de Mestre Internacional (IM) e um dos nomes mais respeitados no Brasil quando o assunto é xeque-mate.

Em seguida, das 12h30 às 18h, há o Festival de Xadrez, no qual os participantes se enfrentam em partidas nas categorias sub-8, 10, 12, 14, 16 anos e livre (masculino e feminino), no Sistema Suíço de cinco rodadas (16 minutos para cada jogador). Os jogos ocorrem ao ar livre, no Bosque do Sesc Thermas, e para participar basta se inscrever através do e-mail [email protected].

Nascido na República Sérvia e atualmente morador de São José do Rio Preto (SP), Dragan Stamenkovic é jogador da equipe da cidade e também atua como professor de xadrez. Foi campeão do 3º Aberto de Xadrez, campeão dos Jogos Regionais em São Paulo, campeão do III Internacional Xadrez Rápido, entre outras conquistas desde 2006.

Dragan participa de uma partida simultânea, uma variação do xadrez que consiste em um enxadrista-exibidor, normalmente um Grande Mestre, enfrentar ao mesmo tempo um número determinado de oponentes em tabuleiros distintos.

Os tabuleiros são colocados lado a lado formando um círculo ou um quadrado, no qual o exibidor circula no meio entre os tabuleiros. Cada participante deve realizar seu movimento quando o enxadrista-exibidor chega ao tabuleiro.

Mais sobre Xadrez

A prática de xadrez traz diversos benefícios para a saúde mental, desenvolve a capacidade de tomadas de decisão, auxilia na antecipação de problemas e no planejamento estratégico.

O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais famosos da atualidade. Acredita-se que cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo o praticam, destas, 7,5 milhões são filiadas a federações de mais de 160 países.
 
Por meio das viagens dos comerciantes indianos, o jogo acabou se difundindo pela Pérsia e até pela China. Mas, foi na Europa que o xadrez sofreu grandes modificações: ocorreu a inclusão da Dama e do Bispo; os peões passaram a andar duas casas na primeira rodada e estas começaram a ser pintadas em diferentes cores para facilitar a visualização das jogadas.

A popularização do xadrez levou à criação do primeiro torneio em 1851, ocorrido em Londres. Mais tarde, em 1924, foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), na cidade de Paris.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.