Restante do grupo deve ser coberto com novos lotes da Coronavac
Da Redação
Em 25/02/2021 às 16:23
Calendário de vacinação de pessoas entre 80 a 84 anos tem início a partir de segunda-feira (1º)
(Foto: Secom)
Um dia antes do previsto, a cidade de Presidente Prudente recebeu o novo lote de vacinas que será direcionado a idosos entre 80 e 84 anos. Contudo, as 2.840 doses da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) conseguirão cobrir apenas 84% do público formado por essa faixa etária.
Contudo, o restante deverá ser atendido com os novos lotes da vacina Coronavac, que devem chegar nos próximos dias. Desta forma, garantindo a imunização de todo o grupo.
O calendário de vacinação de pessoas entre 80 a 84 anos tem início a partir de segunda-feira (1º), em 27 Unidades Básicas de Saúde de Prudente.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), são 3.363 munícipes que se enquadram nesta faixa etária.
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Vania Maria Alves Silva, ressalta que a ampliação do novo grupo não exclui as categorias anteriores (idosos com mais de 85 anos), que continuarão sendo vacinadas normalmente.
"Orientamos para que o idoso procure a UBS ou ESF mais próxima de sua residência, com apenas um acompanhante para evitar aglomerações, das 7h30 às 16h30", diz.
Para os que não possuem mobilidade, a família pode solicitar a vacinação em casa por meio de agendamento.
Em números
Até o momento, Prudente já administrou 16.982 vacinas contra o coronavírus, sendo 14.174 referentes à primeira dose e 2.808 relativas à segunda, que correspondem a 6,1% e 1,22% da população, respectivamente.
Somente profissionais da linha de frente e idosos que residem em instituições de longa permanência já foram vacinados com as duas doses.
O município aparece em sétimo lugar no ranking das 10 cidades paulistas mais avançadas na imunização contra a covid-19, proporcionalmente à população, de acordo com dados apresentados pelo Governo do Estado na segunda-feira (22).
*Atualizada às 16h54 para alteração do título: o correto é 84% de cobertura vacinal com o novo lote
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.