Carlos Hideki
Em 31/08/2010 às 16:55
O vereador e presidente da Câmara de Presidente Venceslau, Serafim Gomes Ferreira (PMDB), cobrou do setor de trânsito municipal explicações sobre o valor do serviço de guincho cobrado na cidade, que ele considerava alto. A prefeitura explica que o preço está dentro do que exige a legislação municipal e segue a tabela do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Em requerimento apresentado na Casa, o vereador mostrou uma tabela com os valores cobrados em cidades vizinhas, como Presidente Epitácio, que segundo ele cobraria taxa de R$ 90 entre as 22h e as 6h. “Em Presidente Venceslau este serviço custa R$ 180 no mesmo horário. Por isso quero saber o porquê de os preços aqui serem mais altos que em Epitácio”, questionou Ferreira.
O Departamento de Trânsito do município afirma que os valores cobrados na cidade seguem a tabela do Detran. “Tem uma lei municipal que prevê a definição da tarifa de acordo com o menor preço fixado em licitação pública, na qual concorreram três empresas”, explica o supervisor geral de trânsito, Eneas Ramsdorf.
“Não tem como criar valores porque tem um convênio com o Estado, que supervisiona o preço cobrado e o reajuste só pode ser feito anualmente, quando ocorre também na tabela do Detran”, conta Ramsdorf. Segundo ele, o guincho custa R$ 180 e a estadia no pátio R$ 18 para motos e R$ 27 para carros.
Sobre os valores cobrados pelo serviço em outros municípios, o supervisor geral de trânsito fala que em Presidente Epitácio o proprietário deve pagar R$ 70 no momento em que o veículo e apreendido e depois o valor do guincho. “O vereador não sabia dessa taxa de entrada. Aqui o motorista paga o reboque só depois que teve o carro preso”, argumenta, afirmando que Ferreira já esteve no Departamento de Trânsito e tirou suas dúvidas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
