Da Redação
Em 15/12/2010 às 15:19
A quantidade de receitas médicas fornecidas de janeiro a novembro deste ano pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Pronto-Atendimentos (PAs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Presidente Prudente já representam 17,5% a mais do total contabilizado pele rede municipal de farmácia em todo 2009, segundo a Secretaria de Saúde.
Enquanto de janeiro a dezembro de 2009 foram prestados 409.982 atendimentos com o fornecimento de medicamentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos nestas unidades, em 2010, até o mês passado, já foram 481.938 receitas fornecidas, isto é, 71.956 atendimentos a mais.
“E olha que os números de dezembro não estão incluídos neste balanço, haja vista que o mês não terminou”, ressalta a diretora de Saúde Coletiva da pasta, Adriana Gomes Vitório Santos.
Quatro meses depois de a Secretaria de Saúde ter rompido com o Programa Dose Certa, do governo do Estado, ela comemora a decisão. “Hoje é o próprio município que administra os recursos provenientes de repasse federal para compra dos medicamentos. Com isso, a gente conseguiu implementar a nossa grade medicamentosa que é composta por mais de 200 itens, e passamos a adquiri-los na modalidade registro de preços, provocando concorrência entre os fornecedores e consequente barateamento nos preços. Assim, foi minimizado o problema de falta de medicamentos nos estoques”, revela.
Na ocasião, a Prudente alegou que estava rompendo com o projeto devido ao atraso na entrega dos remédios e ao alto custo dos mesmos em relação ao preço praticado no mercado.
A diretora de Saúde Coletiva cita ainda a conquista dos medicamentos fitoterápicos, que desde o mês passado já estão disponíveis nos estoques das farmácias das 24 unidades municipais. São três medicamentos fitoterápicos dos oito a base de plantas medicinais recomendados pelo governo federal ao SUS: o Isoflavona-da-soja, para tratamento e alívio de sintomas do climatério – menopausa; o Guaco xarope, para tosses e gripes; e o Unha-de-gato, comprimido antiinflamatório usado nos casos de artrite reumatoide, artrose e como imunoestimulante.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.