Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Governo aumenta IOF para conter alta do real

Agência Brasil

Em 19/10/2010 às 08:48

O ministro da Fazenda, Guido Mantega anunciou nessa segunda-feira (18) mais duas medidas para conter a crescente valorização da moeda brasileira frente ao dólar. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) passou de 4% para 6% sobre investimentos de estrangeiros em renda fixa e elevou de 0,38% para 6% a alíquota do IOF cobrado sobre a margem de garantia dos investimentos estrangeiros no mercado futuro.

Segundo Mantega, atuar sobre esse mercado é fundamental para conter a alta do real. A taxa de câmbio é formada fundamente no mercado de derivativos. O capital especulativo de curto prazo será o que mais sofrerá com os aumentos das taxas, segundo o ministro. “Nós queremos diminuir o apetite, principalmente dos aplicadores de curto prazo”.       

Apesar de já terem sido tomadas medidas anteriormente e das novas ações anunciadas, Mantega disse que não há garantias de que a desvalorização da moeda americana em relação a brasileira acabará. “Estamos atenuando o excesso de valorização”.        

Para o ministro, a medida anterior de aumentar o IOF de 2% para 4% sobre os investimentos estrangeiros não foi ineficiente. Na avaliação dele, sem essa atitude a valorização do real teria sido ainda maior. No dia 4 de outubro, o governo havia aumentado a alíquota do IOF de 2% para 4%.       

Novas medidas para conter a alta do real não estão descartadas, de acordo com Mantega. “Temos que dosar o remédio de modo que ele não seja excessivo”, disse ao defender que as medidas em relação ao câmbio sejam graduais.       

Mantega defendeu, no entanto, que uma solução definitiva para a “guerra cambial” passe por um acordo internacional para regular o tema. “Vamos ter que achar uma solução em conjunto”.

Como medida adicional para conter a desvalorização do dólar, o governo vem comprando dólares no mercado à vista. A moeda norte-americana fechou o dia cotada a R$ 1,666. E tem valorização de 4,42% no ano.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.