Da Redação
Em 20/09/2010 às 17:21
A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista neste fim de semana refletiu diretamente na ligeira queda de temperatura em Presidente Prudente, o que melhorou as condições climáticas e o tempo seco típico do inverno. No Pronto-Atendimento (PA) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta a queda no atendimento de crianças que deram entrada na unidade com problemas respiratórios foi de 30%.
No meio da tarde desta segunda-feira (20) a umidade relativa do ar coincidentemente também estava em 30%, índice que caracteriza estado de atenção, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Já a temperatura, segundo a agência de meteorologia Climatempo, oscila entre 16 e 30 graus.
Ainda que não tão expressiva essa mudança já começa a desafogar a demanda de pacientes em algumas unidades de saúde. É o caso do PA do Ana Jacinta, onde o reflexo desse cenário foi mais expressivo, segundo a escrituraria da administração Sônia Maria Messias. “Se antes vínhamos atendendo 80 crianças, neste fim de semana atendemos 60. Muito embora daqueles que ainda procuram atendimento médico, a maioria é formada por pacientes que sofrem com alergia, rinite, asma ou mesmo virose”, revela.
Por sua vez, a coordenadora das unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), onde as consultas são agendadas, Gisele Mariotini Orrigo, garante que o movimento nestas localidades ainda continua o mesmo da semana anterior. “Enquanto não chover, a demanda vai continuar a mesma. A mudança só foi percebida, por enquanto, no PA do Ana Jacinta, devido o número de atendidos no local que é sempre maior se comparado aos atendimentos em outras localidades”, diz.
A meteorologia aponta que mesmo com a chegada da Primavera a partir das 00h09 da próxima quinta-feira (23), a notícia ainda não é das melhores para quem sofre com o tempo seco. É que a partir desta terça-feira (21), o ar seco que atua sobre o Estado, sobretudo no interior paulista, vai ganhar força, provocando queda na umidade relativa do ar.
De acordo com o Climatempo, até sexta-feira (24) não chove na cidade. Assim, até lá o sol e a nebulosidade predominam na região. Chuva só a partir de sábado (25), quando algumas pancadas influenciadas por uma frente fria que atua no Sul do Brasil estão previstas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
