Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Por R$ 10 mi, Venceslau tem 1ª estação de esgoto

Da Redação

Em 04/09/2010 às 14:08

No valor de R$ 10,8 milhões, Presidente Venceslau terá sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Atualmente, 100% do esgoto do município são coletados, porém, todo o resíduo é jogado in natura nos córregos. O recurso foi liberado pelo Governo do Estado.

Responsável pelo tratamento de 40% do esgoto coletado, a ETE “Norte” será instalada na Rodovia PSV-060, Km 25 mais 850 metros, no bairro Aymoré, sentido Campinal à direita. O Ribeirão do Veado será o receptor do esgoto tratado.

Entretanto, apesar do projeto técnico já ter recebido parecer favorável de todos os órgãos ambientais, inclusive da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), as obras ainda não devem ter início. Conforme o prefeito Ernane Erbella, tão logo sejam encerradas as sansões previstas pela lei eleitoral em vigor, será aberto um processo de licitação para esta comece a ser executada.

Por conta de não tratar seu esgoto, a cidade já recebeu diversas multas envoltas a questão, que já somam R$ 21 milhões. Entretanto, o valor poderá ser revertido para as construções das duas estações necessárias para atender o município.

“A partir de agora, estamos prestes a mudar esse cenário e dar um grande salto nas áreas de infraestrutura, saúde pública e de meio ambiente para Venceslau”, diz o prefeito.

O tratamento do esgoto urbano trará benefícios para o município. “Com o esgoto tratado, haverá um processo gradual de despoluição e o retorno da vida aos rios e córregos. Com a água limpa, a população poderá voltar a desfrutar do lazer de frequentar os riachos e córregos existentes no entorno do município”, fala o prefeito venceslauense.

De acordo com Erbella, o esgoto tratado poderá fornecer à cidade um potencial econômico e de geração de empregos. “Na área econômica, o tratamento do esgoto será um fator essencial. A ausência deste expediente no município afasta qualquer possibilidade de instalação de médias e grandes empresas e indústrias, pelo fato de não poderem atender ao que a legislação determina”, pontua.

ETE Sul

O projeto para construção de uma segunda Estação de Tratamento de Esgoto em Presidente Venceslau já está em estágio de conclusão. Denominada ETE “Sul”, será construída na Rodovia SP-563, Km 73 mais 690 metros, no bairro Fortuna, sentido Marabá Paulista à esquerda.

Tratamento

O município de Presidente Venceslau já teve no passado o seu esgoto coletado e tratado. No ano de 1962 começou o serviço de coleta de esgoto no município e pouco tempo depois houve a construção da primeira lagoa de tratamento. O procedimento ecologicamente correto foi verificado até meados da década de 1980.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.