José Caetano da Silva
Em 29/12/2010 às 12:15
O Dr. Talmir é uma pessoa inteligente e compromissada com o povo de seu país, sem dúvidas, mas sua opinião nesse artigo (veja aqui) expressa pura e simplesmente o discurso da oposição demo-tucana derrotada nas eleições. Dizer que se acentuou a crise social durante o governo que está terminando é, no mínimo, uma falácia. Qualquer um sabe que o salário mínimo atual é pouco, mas para se atingir os dois mil reais demanda muito tempo e muita vontade política não só dos governantes mas de todos os setores da sociedade.
Entretanto, no governo Lula o salário mínimo aumento quase cem por cento em termos reais, o que não é pouco, se comparando aos anos FHC. O Programa Bolsa-Família não visa apenas retirar o povo da miserabilidade: é um projeto mais amplo que visa colocar os pobres em pé, na direção de sua dignidade.
É preciso acompanhá-lo na íntegra antes de tecer comentários que o diminuam. No plano da educação melhorou muito a situação dos mais pobres, senão vejamos: a implantação de centenas de escolas federais profissionalizantes, mais de 700.000 estudantes pobres nas universidades através do Prouni. Dezenas de jovens pobres completaram o curso de Medicina, algo inimaginável até então. Sem falar nas 14 universidades federais e centenas de campi instalados pelo Brasil.
O Estatuto do Idoso foi aprovado no governo que está passando. Diminuiu o desmatamento, o Brasil pagou a dívida como FMI, a situação dos nordestinos melhorou e muito.
É obvio que os desafios da Dilma são muitos, mas fazer alertas de forma desconfiada é apostar no fracasso. O próprio Lula nunca negou que não foi feito tudo o que Brasl precisa, mas que foi feita muita coisa, ah, isso foi sim.
Quanto à problemática das drogas e da segurança demanda debates mais amplos, visto que torna-se necessária uma revolução estrutural no Brasil, em todos os setores e com todos envolvidos, para se iniciar a minimização dessas chagas que assolam nossa pátria.
De resto, um abraço ao Talmir e em todos aqueles que, como ele, querem um país melhor e mais justo.
*José Caetano da Silva é historiador, militante do PT e diretor-presidente do Centro de Educação Profissional de Prudente
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.