Da Redação
Em 02/09/2010 às 15:18
A programação do Sesc Thermas de Presidente Prudente para setembro tem o objetivo de promover uma nova forma de viajar, buscando o contato com culturas diferentes e interação com os habitantes locais, além de conhecer o patrimônio de forma consciente. É o programa Turismo Social, que oferece oficinas e uma vista ao Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio.
“Através das atividades propostas pelo Turismo Social os participantes são sensibilizados quanto à diversidade cultural brasileira, reconhecendo-a como um direito dos povos e dos indivíduos, além da promoção do fortalecimento de nossa identidade e diversidade cultural", explica o coordenador do programa no Sesc Thermas, Mauro Lucas.
A programação começou nesta quinta-feira (2) com o bate-papo na Área de Convivência do clube, a partir das 14h30, com o tema “Turismo: Embarque Nessa”, abordando a escolha do destino e o objetivo da viagem, além de outros assuntos.
No sábado (4), entre as 14h e as 16h, na Tenda de Uso Múltiplo, a oficina “Memórias em Pedaços” será ministrada por José Manuel Clemente e pretende ensinar a confecção de um álbum fotográfico através da técnica do scrapbook, utilizando elementos como bilhetes, papéis coloridos, fitas, decalques, adesivos, cartas, relevando a história por trás das imagens. Para participar é preciso se inscrever gratuitamente na Central de Atendimento, pois as vagas são limitadas.
Outra oficina programada para acontecer em setembro é chamada “O Olhar do Turista Atento”, orientada pelos fotógrafos Paulo Miguel e Mauro Lucas. Os participantes receberão orientações de como tirar uma boa fotografia digital pelo contato com o turismo social e com a história da fotografia.
Os encontros acontecerão nos dias 11, 12, 25 e 26, às 9h, na Sala de Internet Livre. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento, por R$ 20 para trabalhadores no comércio de bens e serviços matriculados e dependentes, R$ 30 para usuários inscritos, estudantes com comprovantes, professores da rede pública e maiores de 60 anos, e R$ 60 as demais.
O ponto forte da programação é o passeio ao Morro do Diabo, no dia 25. O parque foi criado em 1941 e é a maior área de Mata Atlântica do interior de São Paulo, com 33,8 mil hectares. O local faz parte do Sistema Nacional de Unidade de Conservação e é declarado Bem Natural de Valor Mundial na lista de Patrimônio Mundial da ONU.
A saída do Sesc Thermas será às 7h e os valores do passeio são R$ 20 para trabalhadores no comércio de bens e serviços matriculados e dependentes, R$ 30 para usuários inscritos, estudantes com comprovantes, professores da rede pública e maiores de 60 anos e R$ 60 a inteira.
Os participantes da oficina “O Olhar do Turista Atento” participarão automaticamente da visita e os demais interessados devem se inscrever na Central de Atendimento.
“Um passeio como este promovido dentro das diretrizes do turismo social pretende estimular os participantes a refletir sobre a maneira que os habitantes da cidade cuidam dos recursos naturais e a relação entre ambientes naturais e população”, conta Mauro Lucas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
