Thiago Ferri
Em 21/12/2010 às 12:46
O Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Presidente Prudente (Sincomercio) e representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-Centro) e da Polícia Militar estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (21) para discutir o projeto-piloto que implantará de um sistema de segurança por meio de câmeras de monitoramento na área central da cidade.
A princípio serão dez câmeras gerenciadas por uma empresa particular de vigilância, que também custeará o projeto-piloto, a título de demonstração. Depois, a ideia é que haja um rateio entre os lojistas e a iniciativa privada para bancar o sistema de monitoramento, que, se sair do papel, será ampliado para bem mais que dez câmeras.
“Nossa ideia é colocar uma em cada esquina do quadrilátero central, para termos uma cobertura completa. O objetivo principal é dar segurança ao comerciante e aos clientes. Com as câmeras, poderemos identificar os autores de roubos e, melhor que isso, inibir as ações destes indivíduos”, afirma o presidente do Conseg-Centro, Túlio Barriguella.
Duas câmeras já estão instaladas no prédio do Sincomercio para testes. Inicialmente serão dez espalhadas por pontos estratégicos que serão administradas por uma central equipada pelo Grupo Segurança. “Ainda não estão definidos esse pontos porque precisamos de autorização para passar os fios. Mas será nessa região do Calçadão”, adianta Barriguella, salientando que o projeto deve sofrer alterações, por isso não há estimativa de custo.
O prédio do sindicato comportará em uma de suas salas a central que registrará as primeiras impressões e esta ficará à disposição dos interessados para visitação.
O diretor da empresa que gerenciará o monitoramente, Erasmo Prioste, explanou sobre projeto durante a reunião e também sobre as maiores dificuldades encontradas para sua implantação.
“Inicialmente, temos a questão da passagem de fios, pois não foi possível implantar um sistema wirelles. Outra questão é a ampliação do traço de cobertura nos quarteirões e em último a reprodução e gravação da imagem para arquivo. Esse estudo está sendo realizado para que não haja falhas. Por essa razão ainda trata-se de um piloto”, pontua.
Uma nova reunião foi marcada para essa quarta-feira (22), às 16h, na sede do Sincomercio, para retomar o assunto e apresentar a proposta para os lojistas. (Com assessoria de imprensa)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.