Thiago Ferri
Em 09/09/2008 às 10:09
Começa nesta quarta-feira (10), em Presidente Prudente, o projeto Sol Nascente que, em parceria com Sesc-Thermas, a Acae e a Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma série de atividades em celebração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. O objetivo é rememorar as riquezas e valores do Japão, através de um panorama de seu cotidiano em Prudente.
A abertura oficial do evento ocorre às 20h de quarta, no Centro Cultural Matarazzo, com o show Tokinonagare – a arte do Taiko -, pelo grupo Wadaiko Sho, produzido por Setsuo Kinoshita, que apresenta em seu repertório, músicas tradicionais japonesas, modernas e também com aspectos da cultura brasileira. Tokinonagare que significa, “com o passar do tempo”, apresenta a modificação que a arte do Taiko vem sofrendo nestes 100 anos da presença japonesa no País, passando de uma arte tradicional, para o estilo moderno no Japão e, mais tarde, para jeito brasileiro.
O evento segue até o próximo dia 19 de setmbro, com diversas atividades, como dança, oficinas, sumiê – uma técnica de pintura em preto e branco -, shodô – a arte de escrever as letras e ideogramas japoneses -, mangá, exposições, literatura típica, artes marciais e exposições diversas.
Veja a programação completa:
Dança - Teatro – O caminho
Cia Tempero D'Alma de Artes Cênicas
12/09, sexta, às 20h30, na Área de Convivência do Sesc-Thermas
Grátis
Duração 40 min. Indicação Etária: a partir de 18 anos.
*O espetáculo tem como linguagem a dança-teatro de Butoh, originária do Japão dos anos 50 – após o horror nuclear de Hiroshima - através do mestre Kazuo Ohno. O Caminho é baseado na "carta para o Suicídio" de Antonin Artaud. Faz uma releitura trazendo o homem como dono de suas escolhas e caminhos. Retrata o suicídio como uma passagem de transformação da relativa liberdade que temos para verdadeira apropriação da vida.
OFICINAS
Haicai
10/09, quarta, 10h e 15h, no Centro Cultural Matarazzo
Turma de 20 alunos. Carga horária de 2 horas. Orientação de Toshio Koketsu.
*Haicai é uma poesia considerada a mais curta do mundo, dispõe de apenas 17 sílabas poéticas, feito em forma de terceto, em: 5, 7, 5 sílabas. No Haicai é obrigatório o uso de uma palavra chave das estações do ano, chamada "kigo". Compor o haicai é descrever os fenômenos da natureza, o movimento, a alteração, incluindo no verso os acontecimentos "no momento" da sua observação.
Sumiê
11/09, quinta, 10h e 15h, no Centro Cultural Matarazzo
Turma de 20 alunos. Carga horária de 2 horas
Orientação Suelly Maki Sakurai.
*O sumiê possui como principal característica a rapidez em que é realizado, a inspiração artística é transmitida no prazo mais curto possível, onde não existe tempo para reflexão ou pensamento daquilo que está sendo realizado, o artista deve seguir sua inspiração espontânea.
Shodô
12/09, sexta, 10h e 15h, no Centro Cultural Matarazzo
Turma de 20 alunos. Carga horária de 2 horas. Orientação: Issao Nomura.
*Shodô é a antiga - 794 a 1192 d.C - arte de escrever as letras japonesas, kanji e hiragana com a utilização do pincel sobre o papel. Os Kanjis deformados pelo artista do pincel deram origem a formas mais arredondadas utilizadas atualmente.
Mangá
De 11 à 13/09, quinta, sexta e sábado, das 14h às 17h, no Centro Cultural Matarazzo
Orientação de Deva Bhakta A partir de 12 anos.
Turma de 20 alunos. Inscrições antecipadas.
*Construção de Gibi com técnica de Mangá - Durante três dias os participantes terão a oportunidade de conhecer e complementar suas técnicas de desenho com estilo mangá e criarem histórias a partir do universo da cultura japonesa. Pré-requisito: Pessoas com aptidão para desenhos em geral.
Apresentações de Corais e Danças
13/09, sábado, às 10h, no Centro Cultural Matarazzo.
CORAL SOONEN WAKAHATO SHIROHATO II DA SEICHO NO IE - O coral possui 20 componentes e o estilo musical é composto por canções folclóricas e populares do Japão. Maestrina: Sônia Maria Jorge.
CORAL ACAE KARAOKÊ. Grupo criado especialmente para a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. São 25 integrantes, apresentando um repertório que varia os estilos que vão desde a música popular até a folclórica japonesa. Maestrina: Kátia Trevisan.Teclado: Valter Trevisan. Em seguida haverá a apresentação de Danças de grupos regionais com grupos de danças da cidade apresentando seus trabalhos, em que se pode observar a fusão cultural que se deu a partir da integração Brasil-Japão.
Apresentação Musical
13/09, sábado, às 15h, no Centro Cultural Matarazzo
Projeto Guri de Álvares Machado composto por: Camerata de Violões, Coral, Coral+Camerata de Violões e Percussão, Camerata de Cordas, Grupo de Sopros e Percussão, Percussão, Orquestra e Orquestra e Coral, apresenta repertório de músicas em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
Exposições
De 09 a 29/09, das 9h00 às 17h, no Centro Cultural Matarazzo
Uma Lembrança Eterna - Exposição de artes plásticas de artistas prudentinos de descendência japonesa. Alguns nomes a expor seus trabalhos:.Sawada, Ikoma, Morita, Keiko Koga, Kodama, Michael Frank, Rosa Misse, Silvia Kodama e Hélio Hirao. Imagens da Trajetória dos Imigrantes Japoneses no Brasil
100 Fotografias que apresentam um panorama global da Imigração Japonesa no Brasil, que fazem parte de uma exposição itinerante. O acervo pertence a diversos museus da Imigração Japonesa do país. Simultaneamente há uma segunda exposição que percorre as províncias japonesas.
Literatura
13/09, sábado, às 20h , no Centro Cultural Matarazzo
Lançamento de livro - Sol e Terra – Sinfonia de um Desbravador.
A saga de um pioneiro da imigração japonesa no Brasil. O livro retrata a história de vida de Ryoichi Kodama (1895 – 1989), um dos 781 imigrantes japoneses que desembarcaram no Porto de Santos em 1908. A história de Kodama está relacionada à história prudentina. Autoria de Daisaku Ikeda e Ryoichi Kodama.
ARTES MARCIAIS
Brasil Do - Caminho das Artes Marciais no Brasil
Em virtude da comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, o Sesc Thermas de Presidente Prudente resgata parte da história, assim como a filosofia de algumas artes marciais, proporcionando apresentações e vivências corporais específicas da cultura nipônica.
10/9, quarta, às 19h, na Área de Convivência SESC/Thermas
Inscrições na Central de Atendimento SESC/Thermas
Artes Marciais: O Legado dos Samurais
Palestra sobre as artes marciais e suas filosofias, com a psicóloga, e escritora Vera Lúcia Sugai. Vagas Limitadas.
Kenjutsu
10 e 11, quarta, às 18h30, na Área de Convivência e quinta, às 11h, na Praça das Cerejeiras Inscrições no local.
Clínica e apresentação da arte de combate com espadas, criada pelos Samurais no Japão feudal. Hoje é a arte que transmite mais fielmente os ensinamentos dos samurais, mantendo viva uma tradição iniciada há 600 anos. Acima de 12 anos. Orientação: Instituto Niten Vagas Limitadas. Grátis.
Karatê
9 a 12, terça à sexta, às 14h30, na Área de Convivência SESC/Thermas
Inscrições na Central de Atendimento SESC/Thermas.
Arte marcial japonesa que desenvolve a coordenação motora, concentração e disciplina.
Acima de 7 anos.
Orientação: Instrutor SESC
Vagas Limitadas. Grátis. Aulas abertas
Arco e Flecha
12 e 13, sexta e sábado, às 16h, no Bosque
Inscrições na Central de Atendimento SESC/Thermas
Kyudo – O Caminho do Arco
Apresentação da arte marcial mais antiga do Japão, com vivência e festival de arco e flecha de uma forma segura e eficaz.
Acima de 12 anos.
Orientação: Luís Panizo, hexacampeão paulista, bicampeão e recordista brasileiro da modalidade.
Vagas Limitadas. Aulas abertas
Clínica Kata
É uma espécie de luta simulada contra vários adversários, que tem como objetivos principais o aperfeiçoamento das bases de luta do ritmo de deslocamento e a aprendizagem das técnicas de defesa e ataque.
Orientação: professor Jurandir Andrade
Clinica de aprendizagem - Katas básicos
13, sábado, às 9h, no Tênis Clube de Presidente Prudente, público em geral
Inscrições na Central de Atendimento SESC/Thermas. Grátis.
Clínica de Aperfeiçoamento – Katas superiores
(Kanku daí, Gojushiho sho, Unsu) pratica13 ,
13 sábado, às 15h, e 14 domingo, às 10h e 15h, no Tênis Clube de Presidente Prudente (participantes com conhecimento prévio.)
Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.
Judô
15 à 18, às 09h e 16h, na Área de Convivência SESC/Thermas
O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado, tem no Brasil um "celeiro" de bons lutadores, fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente, inclusive no Japão.
Aula Aberta
Clínica Judô
19, sexta, às 09h e 16h
Orientação: Douglas Vieira
Inscrições na Central de Atendimento SESC/Thermas. Vagas Limitadas. Grátis.