Da Redação
Em 11/11/2010 às 15:23
Os projetos “A Natureza Agradece”, da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Prof. Hidário Marafon, e “Contadores de Histórias Mirins”, da Emei Prof.ª Estela Pantaroto Matias, de Pirapozinho, foram selecionados pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), de São Paulo, e Instituto Paulo Freire, como dois dos 80 melhores do Estado, no Concurso de Experiências Pedagógicas Desenvolvidas.
As dirigentes das escolas embarcaram nesta quinta-feira (11) para Osasco (SP), onde receberão instruções para o Encontro Anual da Undime, que ocorrerá no Centro de Formação de Profissionais de Educação, naquela cidade, nos dias 24 e 25 deste mês. Na ocasião, as professoras responsáveis pelos projetos participarão de palestras e apresentarão aos presentes as situações vividas e objetivos alcançados.
Desenvolvido pela creche “Estela”, foi selecionado o projeto “A Natureza Agradece”, criado pela professora Roberta Lúcia Barros e coordenado pela diretora Kátia Aparecida Claudino Bernardo. Nele, alunos do Pré I, com idades entre 3 e 4 anos, aprenderam através de passeios, plantios e atividades com sucatas e fantoches, sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Falamos sobre as partes das plantas, frutos, poluição do solo e rios, e sobre os alimentos vindos da natureza”, conta Roberta.
Para ela, era preciso fazer com que as crianças se aproximassem da natureza. “Deixamos a teoria e colocamos a mão na terra, levando as crianças a atividades concretas para que pudessem vivenciar o que aprenderam durante as aulas”, completa. O projeto foi realizado este ano, em setembro.
Já na outra escola, foi realizado o projeto “Contadores de Histórias”, em que alunos do Pré I e Pré II aprenderam a contar histórias infantis para outras crianças, através de teatro e músicas do cancioneiro popular. Além da apresentação aos pais, eles percorreram as escolas da cidade, inclusive particulares, encenando os contos. O projeto também foi criado por Roberta, desta vez em parceria com a professora Ana Maria Bagli, e assistido pela diretora Neuza Alves Santos.
A professora relembra que após as atividades, os alunos passaram a ter mais autoconfiança durante as aulas. Além disso, de acordo com ela, os pais passaram a enxergar as classes iniciais de forma diferente. “Eles pararam de achar que as crianças vão para o Pré para brincar e entenderam que é o início da aprendizagem, da vida escolar”, afirma. (Com informações da assessoria de imprensa)
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