Da Redação
Em 30/08/2010 às 08:56
Depois de chegar a 8% e deixar Presidente Prudente em alerta máximo, a umidade relativa do ar caiu para 6% nesse domingo (29) e a temperatura chegou a 36 graus na cidade, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Estes números deixam a capital da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo com a mais baixa umidade de todo o país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Como comparação, o deserto do Saara possui umidade relativa do ar entre 10% e 15%.
Nesta segunda-feira (30), o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), deve se reunir com os secretários municipais para tratar sobre o assunto. A taxa de 6% é a mais baixa registrada em Presidente Prudente desde 1969. O ar seco aumentou em 100% o atendimento na maior unidade de saúde 24 horas do município.
A situação é considerada perigosa para a saúde da população e pela possibilidade de provocar incêndios. "É uma situação bastante crítica, perigosa até", disse Tadeu Tommaselli, professor de Climatologia da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).
De acordo com a agência Climatempo, não há chuva prevista para Presidente Prudente até o dia 8 de setembro. A temperatura máxima nesta segunda chega 36ºC e a mínima para 22ºC. A umidade relativa do ar na cidade deve variar entre 32% a 74%.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
