Da Redação
Em 17/05/2023 às 08:55
Artista de Taciba se inspira na natureza e usa como base para sua arte o material reciclável,
(Foto: Divulgação)
Entre cores vibrantes e figuras que chamam a atenção até de quem está distante, o Centro Cultural Matarazzo recebe a exposição “Menos Lixo, Mais Arte”. Criada com materiais recicláveis e de descarte, a intervenção segue em dois espaços distintos até o dia 31 de junho.
Do artista plástico Marcos Chiquinato, a exposição pode ser vista ao passar pelo hall de entrada do Teatro Paulo Roberto Lisboa, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e pelo Boulevard “Os Sombras e Os Temperamentais”, todos os dias em horário livre.
O artista de Taciba se inspira na natureza e usa como base para sua arte o material reciclável, aproveitando objetos de descarte, que preservam o meio ambiente e transformam o lixo em arte.
Mais sobre o artista
Chiquinato, desde criança, se interessava por arte, gostava de brincar com argila e criar pequenas esculturas. No começo, utilizava materiais descartados por não possuir condições de adquirir material convencional utilizado para arte.
Com o tempo, passou a prestar atenção na forma incorreta com que esses materiais eram descartados e prejudicavam não só o meio ambiente, como também o ser humano. Então começou a desenvolver técnicas de utilização, dando preferência aos mais nocivos como: pneus, garrafas pet, isopor, tecido, ferro, latas, vidros, madeiras e muitos outros.
Dentre as técnicas utilizadas, estão a papietagem, papel machê, solda e modelagem de metais, recorte e modelagem de pneus usados, entalhe em madeiras e muitas outras.
Dessa forma, deu início ao Projeto ‘Pneu Arte’, com aulas de arte e artesanato para a população, além de receber visitação escolar e turística.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.