Da Redação
Em 14/07/2024 às 17:39
Além dos shows, o guitarrista ex-Angra e Megadeth fez um bate-papo gratuito com o público
(Foto: Maila Alves/Sesc)
No Dia Mundial do Rock, comemorado nesse sábado (13), o Sesc Thermas de Presidente Prudente celebrou o gênero que atravessa décadas com show e bate-papo com Kiko Loureiro, guitarrista ex-Angra e Megadeth, que se apresentou com o puro heavy metal melódico que o consagrou.
Na terceira noite do Festival Sesc Thermas do Rock, também subiram ao palco 13 músicos prudentinos que formaram um projeto especialmente para se apresentar no evento. Unplugged Revolution revisitou a história do rock and roll com versões de clássicos que marcaram os últimos 70 anos, como “Bohemian Rhapsody”, “Hotel Califórnia”, “Whish You Were Here”, entre outros.
O grupo foi formado por Daniel Mazini (bateria), Lolo (percurssão), Daniel Lemes (violão), Kadu Galli (baixo), Giuliano Oliveira (piano), Paulo Moreira (saxofone), Jack Tromp (trompete), Celso Sant'ana (trombone), Mateus Manfredini (vocal) e, nas cordas, Marco Ferri, Kristen Ferri, Felix Barrios e Endrik Barkmann.
Maurício Norberto Junior, 21 anos, estagiário, curtiu o show dos prudentinos. "Para uma cidade do interior, uma banda com 13 músicos superou muito minhas expectativas. Não só pela excelência do grupo e pela escolha das músicas, mas também pela execução e desenvoltura num festival desse porte", disse.
Antes de subir ao palco do Festival Sesc Thermas do Rock, Kiko Loureiro participou de um bate-papo gratuito com o público, que lotou o espaço. Dentre os assuntos, ele passou por carreira, empreendedorismo, técnicas para estudo sobre música e guitarra.
“No início da carreira, o artista precisa ser multiuso”, disse, ao descrever que precisava fazer a agenda, organizar os shows, instrumentos, logística. “Além de ser músico, precisa ser seu próprio produtor, divulgador e ainda capitalizar todo o processo da carreira musical”, completou.
Ele, inclusive, escreveu um livro: “Negócios para criativos: Quando a arte encontra no empreendedorismo o seu maior aliado, inevitavelmente a plateia não será mais o seu lugar”, para ajudar as pessoas a entenderem esse pensamento e a criar condições sólidas para sua carreira.
Depois do papo, foi a vez de ver o brasileiro que se tornou lenda da guitarra mundialmente reconhecido mostrar o talento no palco. O músico é um dos maiores guitarristas do mundo, com cinco discos solo, oito pelo Angra e sua passagem no Megadeth de 2015 a 2023.
O advogado Pedro Leite da Silva, de 21 anos, trocou o festival de rock que acontecia na sua cidade, Maringá (PR), para vir a Presidente Prudente ver Kiko Loureiro. “Percebi no bate-papo que a gente tende a ver o artista com distanciamento, mas ele se mostrou uma pessoa humanizada. As dicas sobre monetizar a carreira musical e todo seu processo e técnicas ultrapassou minhas perspectivas”, afirmou.
Já André Morelli, 29 anos, conta o bate-papo lhe rendeu ideias sobre o futuro. “Vim ouvir uma música bacana e vou sair daqui com plano para aposentadoria. Daqui 20 anos quero me aposentar e virar um rockstar; montar uma banda e monetizar essa carreira”, disse, aos risos.
Última noite
Neste domingo (14), ocorre a última noite do Festival Sesc Thermas do Rock de 2024, com shows de Paulo Miklos e Sandrá Sá. Ainda há ingressos disponíveis pelo app Credencial Sesc SP, site sescsp.org.br/thermasdorock e presencialmente no Sesc.
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa do festival está disponível em sescsp.org.br/thermasdorock
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.