Com a proposta de resgatar a cultura japonesa, ocorreu nesse domingo (31), em Presidente Prudente, o 8º Festival Brasileiro de Taikô. O evento foi realizado no salão da Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea). O evento recebeu 30 grupos de diversos Estados, dentre eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Mato Grosso, que totalizaram cerca de 500 participantes.
Conforme o organizador do festival, Nelson Morimoto, que atua como vice-presidente da Federação Brasileira de Taikô, o evento superou todas as expectativas, sendo que aproximadamente 1.500 pessoas prestigiaram o evento.
"A intenção do resgate da cultura foi de reforçar os laços entre o Brasil e o Japão, proporcionando o intercâmbio entre as culturas através da divulgação dos tambores de percussão conhecidos como Taikô" ressalta Morimoto.
O vencedor da categoria Júnior (para jovens até 17 anos), foi o grupo Wakaba Daiko, de Curitiba. O grupo vencedor representará o Brasil no Festival de Taikô que ocorrerá no Japão. As outras categorias tiveram os seguintes vencedores: na categoria Livre (todas idades) ficou com o primeiro lugar o grupo Kotobuki Daiko, de Paranavaí. Na categoria Master (acima de 35 anos), o título foi entregue para o grupo Rio Nikei Taikô, do Rio de Janeiro. Por fim, na categoria Odaiko (Individual) o vencedor foi Ikawa, de Paranavaí.
De acordo com Morimoto, o festival contou com a presença de representantes das entidades Nikei de Prudente, dentre elas: Associação Cultural, Agrícola e Esportiva (Acae), Associação Cultural Esportiva Okinawa, Associação Yuukyo Gume de Presidente Prudente, dentre outras.