Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Dupla prudentina busca medalha inédita no Mundial Sub-20 de Cali

Sérgio Borges

Em 31/07/2022 às 17:39

Gabriel Boza, de 19 anos, disputa pela segunda vez o Mundial Sub-20

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

Os atletas da Associação Prudentina de Atletismo (APA), o saltador Gabriel Luiz Boza e o velocista João Victor Belo de Sena disputam, a partir desta segunda-feira (1º), a 19ª edição do Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, em Santiago de Cali, na Colômbia. Serão seis dias de competições.

É a primeira vez que a cidade sedia a competição. O Estádio Olímpico Pascual Guerrero receberá mais de 1500 atletas de 146 países. Para representar o Brasil neste Mundial Sub-20, foram convocados 37 competidores, sendo 19 mulheres e 18 homens, que participaram de Camping de Treinamento no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista.

Paranaense de São José dos Pinhais (PR), radicado em Presidente Prudente desde 2021, Gabriel Boza, de 19 anos, disputa pela segunda vez o Mundial Sub-20. A primeira experiência do saltador foi em 2021, em Nairobi, no Quênia, quando ficou em quarto lugar no Estádio Kasarani, com 7,83 m (0.8) e terminou a prova do salto em distância com fortes dores por causa de câimbras.

Nesta edição, ele quer saltar mais longe e a meta pessoal, estabelecida junto com seu treinador e sogro - Cremilson Julião Rodrigues -, é garantir uma medalha e de preferência subir no lugar mais alto do pódio, uma conquista importante e que ainda falta para coroar a sua jornada no atletismo nesta categoria.

Gabriel é recordista brasileiro e sul-americano sub-20, com 8,04 m, marca obtida no dia 4 de setembro de 2021, em Bragança Paulista. Ele é o primeiro colocado no ranking brasileiro sub-20, com 7,90 (1.8), alcançado em maio deste ano, além de ser o sexto colocado no Ranking Mundial da World Atlhetics de 2022.

Mesmo com estas performances, que o colocam como um dos destaques da competição em sua prova, ele afirma que o nível das disputas será alto.  

“É o meu segundo mundial, ganhei maturidade no mundial passado e consegui trabalhar bem os pontos que estava errando nas provas. É difícil chegar onde eu cheguei, mas eu quero mais, sei que posso ir além. Mesmo treinando sem pista neste momento e improvisando bastante, por conta da reforma na pista da Unesp, eu estou com grandes expectativas. Tenho certeza de que tudo o que passei até agora nesta temporada contribuiu muito para chegar bem neste Mundial”, fala.

Família Sena novamente no cenário mundial do atletismo

Após o retorno da irmã, Maria Victória Belo de Sena, que chegou recentemente do Mundial de Atletismo Adulto, realizado em Eugene, no Oregon (EUA), no qual integrou a delegação brasileira no revezamento 4x400 m misto, agora é a vez do velocista João Victor Belo de Sena representar o Brasil no Mundial Sub-20.

Treinado por seu pai, o ex-recordista sul-americano dos 400 m, Inaldo Sena, João Victor fará a estreia em uma seleção nacional de atletismo ao competir em seu primeiro desafio internacional.

O prudentino de 19 anos é o quarto colocado no ranking brasileiro Sub-20, com 47.49, tempo conquistado em São Paulo, em 26 de março de 2022, durante competição da Federação Paulista de Atletismo (FPA), na qual terminou em quinto lugar nos 400 m, na categoria adulta, o que lhe garantiu o índice e a vaga para o Mundial Sub-20.

Com 1,98 cm e um período dedicado ao basquetebol, o caçula da família Sena começou a treinar atletismo por conta de uma lesão e evoluiu a cada novo treino ou competição na pista de atletismo. 

Inicialmente, conforme conta o seu treinador, João começou treinando para correr 100 m e 200 m, mas participou de uma prova de 400 m e se destacou entre os três primeiros do país. Já na segunda competição, no 4º Circuito Paulista Open (Adulto e Sub-20), com um foco maior nos 400 m e muito treino diário, ele conquistou o índice para o Mundial.

“Fico feliz pela convocação, estou mais confiante, quero ver o João fazer o seu melhor. Esta temporada tem sido muito boa para ele, agora é acertar os detalhes com a equipe. O atletismo é isso, viver da superação a cada dia. Se todos fizerem o melhor, acredito que podemos até conquistar uma medalha”, disse o orgulhoso treinador e pai.

Treinadores Inaldo Sena e Cremilson Julião Rodrigues durante treino na Unesp | Foto: Sérgio Borges/NoFoco

Os atletas podem colocar a cidade de Presidente Prudente mais uma vez no cenário mundial. "Mostrando a força da nova geração que, aos poucos, vai ganhando experiência e somando resultados positivos, confirmando o potencial dos atletas e treinadores que atuam na cidade", comenta Cremilson Rodrigues. (Com informações da Assessoria de Comunicação da CBAt).

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.