Sérgio Borges
Em 03/09/2021 às 12:31
Apesar da chuva intensa, os atletas lideraram a série desde o início fazendo uma corrida cadenciada
(Foto: Fábio Chey/CPB)
A velocista paralímpica e recordista mundial dos 100 metros, Jerusa Geber, e seu guia Gabriel Garcia, passaram para a final da prova dos 200 metros classe T11(para cegos) dos Jogos Paralímpicos realizados no Japão. A disputa que vale medalha de ouro será nesse sábado (4), às 7h29 (horário de Brasília).
Acreana, Jerusa reside e treina em Presidente Prudente. Como fiel escudeiro nas provas, conta com o jovem prudentino Gabriel Garcia. Na noite dessa quinta-feira (2), eles venceram a primeira série da semifinal dos 200 metros com o tempo de 25"35. A competição é realizada no Estádio Olímpico de Tóquio.
Apesar da chuva intensa, os atletas lideraram a série desde o início fazendo uma corrida cadenciada e de olho na evolução dos adversários. "Por conta da chuva, tive que controlar muito mais a cordinha para ela não escorregar na mão. Ela ficou mais lisa, mas deu tudo certo”, diz o guia que participa de sua primeira Paralimpíada.
Favorita na prova dos 100 metros, Jerusa viu a chance de medalha escapar ao ser desclassificada após a corda-guia arrebentar ainda nos primeiros 10 metros de prova. Desta vez, os cuidados com a “cordinha” foram redobrados.
“Estou confiante, o Criador vai nos levar a um bom resultado. Eles estão bem e isso dará o tom da próxima corrida, vamos em busca do melhor resultado possível. Para a final faremos alguns acertos, mas são situações pontuais. O trabalho foi feito, o suficiente para cruzar a linha de chegada bem colocados, de forma controlada, sem exageros, e isso fizeram muito bem”, afirma o treinador Luiz Henrique Barbosa da Silva, que é esposo de Jerusa.
Sem poder acompanhar a dupla em Tóquio, Luiz Henrique tenta driblar a ansiedade por meio de videochamadas antes e após as provas. "É uma forma de manter a conexão com eles pela fé, além de contar com o apoio da família de Gabriel e dos amigos", diz.
Nesta semifinal estavam mais duas brasileiras. Lorena Spoladore, junto com o guia Renato Benhur, correu na mesma série de Jerusa Geber. Ela terminou com o terceiro melhor tempo de 25”95, com o quinto lugar na colocação geral.
Já a velocista Thalita Simplício, vice-campeã mundial dos 200 m, ao lado do guia Felipe Veloso, venceu a segunda série com o tempo de 24”98. Ela terminou em primeiro lugar na classificação geral.
Também disputam a final a venezuelana Linda Patrícia Perez Lopez, com o guia Álvaro Luis Cassiani Herrera, e a chinesa Liu C, ao lado do guia Xu Donglin.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.