Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Jerusa Geber disputa final dos 200 metros nos Jogos Paralímpicos

Sérgio Borges

Em 03/09/2021 às 12:31

Apesar da chuva intensa, os atletas lideraram a série desde o início fazendo uma corrida cadenciada

(Foto: Fábio Chey/CPB)

A velocista paralímpica e recordista mundial dos 100 metros, Jerusa Geber, e seu guia Gabriel Garcia, passaram para a final da prova dos 200 metros classe T11(para cegos) dos Jogos Paralímpicos realizados no Japão. A disputa que vale medalha de ouro será nesse sábado (4), às 7h29 (horário de Brasília).

Acreana, Jerusa reside e treina em Presidente Prudente. Como fiel escudeiro nas provas, conta com o jovem prudentino Gabriel Garcia. Na noite dessa quinta-feira (2), eles venceram a primeira série da semifinal dos 200 metros com o tempo de 25"35. A competição é realizada no Estádio Olímpico de Tóquio.

Apesar da chuva intensa, os atletas lideraram a série desde o início fazendo uma corrida cadenciada e de olho na evolução dos adversários. "Por conta da chuva, tive que controlar muito mais a cordinha para ela não escorregar na mão. Ela ficou mais lisa, mas deu tudo certo”, diz o guia que participa de sua primeira Paralimpíada. 

Favorita na prova dos 100 metros, Jerusa viu a chance de medalha escapar ao ser desclassificada após a corda-guia arrebentar ainda nos primeiros 10 metros de prova. Desta vez, os cuidados com a “cordinha” foram redobrados.

“Estou confiante, o Criador vai nos levar a um bom resultado. Eles estão bem e isso dará o tom da próxima corrida, vamos em busca do melhor resultado possível. Para a final faremos alguns acertos, mas são situações pontuais. O trabalho foi feito, o suficiente para cruzar a linha de chegada bem colocados, de forma controlada, sem exageros, e isso fizeram muito bem”, afirma o treinador Luiz Henrique Barbosa da Silva, que é esposo de Jerusa.

Foto: Sérgio Borges/NoFoco

Sem poder acompanhar a dupla em Tóquio, Luiz Henrique tenta driblar a ansiedade por meio de videochamadas antes e após as provas. "É uma forma de manter a conexão com eles pela fé, além de contar com o apoio da família de Gabriel e dos amigos", diz.

Nesta semifinal estavam mais duas brasileiras. Lorena Spoladore, junto com o guia Renato Benhur, correu na mesma série de Jerusa Geber. Ela terminou com o terceiro melhor tempo de 25”95, com o quinto lugar na colocação geral. 

Já a velocista Thalita Simplício, vice-campeã mundial dos 200 m, ao lado do guia Felipe Veloso, venceu a segunda série com o tempo de 24”98. Ela terminou em primeiro lugar na classificação geral.

Também disputam a final a venezuelana Linda Patrícia Perez Lopez, com o guia Álvaro Luis Cassiani Herrera, e a chinesa Liu C, ao lado do guia Xu Donglin.

Foto: Fábio Chey/CPB

 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.