Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Velocistas prudentinos disputam Mundial de Atletismo nos Estados Unidos

Sérgio Borges

Em 13/07/2022 às 20:44

Gabriel Garcia conquistou sua vaga para o Mundial do Oregon este ano, no Troféu Brasil, ao chegar em quinto lugar na prova de 100 m rasos

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

Os velocistas prudentinos Maria Victória Sena, da Associação Prudentina de Atletismo (APA) e Gabriel Aparecido Garcia, da Associação Desportiva Efrain Futebol Clube (Adefut-SP), integram a delegação brasileira que disputa, a partir de sexta-feira (15), o 18º Campeonato Mundial de Atletismo, no Estádio Hayward Field, em Eugene, Oregon (EUA). Este ano, a competição reunirá 2 mil atletas de 200 países.

Nesta edição, que será encerrada dia 24 de julho, o Brasil está representado por 58 atletas, sendo 23 no feminino e 35 no masculino. Em Eugene, cidade conhecida como a capital do atletismo norte-americano, Maria Victória completa o quarteto do revezamento 4x400 m misto e Gabriel está no quarteto do revezamento 4x100 m.

O Mundial do Oregon de Atletismo é a principal competição do ano da modalidade. Tendo em vista a preparação, os campings e conquistas recentes de atletas olímpicos, o Brasil chega neste mundial com a expectativa de conquistar bons resultados.

Maria Victória é treinada por seu pai, Inaldo Justino de Sena. Seu recorde pessoal é 52.36 nos 400 m, marca conquistada em 4 de setembro de 2021, em Bragança Paulista. Em junho deste ano, no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, ela obteve a medalha de bronze na prova de 400 m, com 52.70.

Além da conquista da vaga por conta do resultado no Troféu Brasil, conforme o regulamento da competição, a velocista também garantiu sua presença no Mundial após a confirmação da Word Atletics que definiu a cota do Ranking de Pontos.

Objetivo da velocista é somar esforços junto ao quarteto do revezamento 4x400 m misto | Foto: Sérgio Borges/NoFoco

O treinamento de base de Maria Victória foi iniciado em fevereiro, na pista da Unesp de Presidente Prudente, cerca de três meses de atraso, uma estratégia para chegar neste período do ano com uma performance mais apurada. Sua preparação foi forte e em muitas ocasiões em dois períodos, visando as principais competições do calendário oficial e principalmente o Mundial.

Para o seu treinador, o objetivo da velocista é somar esforços junto ao quarteto do revezamento 4x400 m misto, para que o Brasil possa ser bem representado e tentar chegar na final. “Ela está comprometida com o trabalho planejado, percorremos um longo caminho e nada foi fácil. Vamos buscar o melhor resultado possível”, afirma Inaldo Sena.

Por novas conquistas

Atleta-guia com diversas conquistas nacionais e internacionais ao lado da velocista e recordista mundial paralímpica Jerusa dos Santos, o velocista Gabriel Garcia conquistou sua vaga para o Mundial do Oregon este ano, no Troféu Brasil, ao chegar em quinto lugar na prova de 100 m rasos, com 10.30.

Representado por Luiz Henrique Barboza da Silva, que é marido de Jerusa, Gabriel conta que se preparou muito para este momento e certamente o apoio de todos do Time da Jerusa, além dos patrocinadores e apoiadores, foi fundamental para atingir o nível necessário e poder disputar uma vaga para o Mundial.

Priorizando os cuidados com o preparo físico e a técnica da corrida dos 100 m em diferentes áreas da pista, fazendo exercícios para diminuir o tempo de reação e realizar uma corrida mais solta e cadenciada, foi assim que, a cada novo treino ou competição, Gabriel, aos poucos, foi se preparando para novas conquistas.

Recentemente, entre um trote e outro, em treino leve no campo de futebol da Unesp, pois agora a pista está em reforma, o jovem de sorriso fácil, se mostrou confiante em fazer uma boa participação junto com os companheiros do revezamento 4x100m, “estou muito feliz por estar neste revezamento representando o Brasil e acredito que nossa união pode trazer um bom resultado para o atletismo brasileiro”, diz Gabriel.

Jovem de sorriso fácil, Gabriel se mostra confiante em fazer uma boa participação junto com os companheiros do revezamento | Foto: Sérgio Borges/NoFoco

Se para alguns a participação do prudentino no Troféu Brasil foi uma “surpresa”, para o mentor do velocista foi tudo normal. Luiz destaca que, desde o início da temporada, tem trabalhado muito com Gabriel e foram feitas algumas mudanças. “Ele estava preparado para fazer um tempo ainda menor no Troféu Brasil, nosso objetivo sempre é melhorar, mas cada disputa tem sua história”.

Ao fazer um retrospecto da temporada até aqui, Luiz lembra que Gabriel cresceu muito nas competições e que ter feito três vezes o personal best (melhor marca pessoal) este ano, primeiro em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, além de conquistar a vaga para o Mundial, reflete o trabalho realizado por eles.

Antes de embarcar para os Estados Unidos, o velocista prudentino participou do Camping Nacional de Velocidade, Barreiras e Revezamento 4x100 m masculino, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo, em Bragança Paulista, realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), desde 4 de julho.

Com a certeza de terem feito o melhor possível e distantes dos seus atletas, por permanecerem em Prudente, os dois treinadores utilizam a tecnologia da comunicação para seguirem atualizados e em contato diário. 

Foto: Sérgio Borges/NoFoco

“Esta é uma forma de acompanharmos as ultimas etapas da preparação dos dois quartetos e apoiarmos os atletas, às vésperas do início de mais uma jornada importante de suas vidas e do atletismo brasileiro”, afirma Inaldo Sena.  (Com informações da Assessoria de Comunicação da CBAt).

 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.