ROGÉRIO MATIVE
Em 26/03/2022 às 12:23
Equipe de basquete disputou competições oficiais entre 2006 a 2010
(Foto: Foto: Arquivo/Rogério Mative)
Após 14 anos do último título conquistado pelo basquete masculino pelo Campeonato Paulista, Presidente Prudente está prestes a retomar sua participação no certame profissional. Para tal, um projeto é costurado visando pavimentar a formação da equipe para as disputas ainda este ano.
Um dos idealizadores da proposta é o ex-jogador e professor de educação físical, José Alves da Silva Júnior (Negativo). Atualmente, exerce o primeiro mandato de vereador.
Negativo foi o treinador do time bicampeão paulista da Segunda Divisão nos anos de 2007 e 2008. Ao lado de Ricardo Ciambroni e Luis Eduardo Kuhn Minucci, o trio foi o responsável pela volta do basquete na cidade em 2006, o que fez lotar o Ginásio Watal Ishibashi em vários jogos.
O projeto chegou ao fim em 2010, quando os patrocinadores deixaram a equipe para investir no recém-chegado Grêmio Barueri.
Naquele ano, o basquete prudentino disputaria a elite do Campeonato Paulista, além do Torneio Novo Milênio pela segunda vez.
Tem tudo para voltar
Nesta semana, o projeto foi apresentado pelo professor e também ex-treinador, além de gestor esportivo, Marcelo Lourençoni, em reunião envolvendo patrocinadores e o prefeito Ed Thomas (PSB).
Lorençoni diz que o encontro foi pautado na explicação do projeto e os benefícios gerados para toda a cidade. "Com a parceria entre a Prefeitura e empresários de Prudente e região, será possível promover a retomada do basquetebol profissional na cidade, despertando o interesse do público em iniciar as práticas", pontua o profissional, que também participou do projeto fomentado há 14 anos.
Atualmente, duas empresas discutem apoio à equipe profissional. "Para colocar o projeto em prática, estreitar parcerias é fundamental", fala.
"Presidente Prudente faz parte da história nacional do basquetebol masculino e feminino. Fomos campeões paulista, nacional e até vice-campeão mundial, e agora, é hora de voltarmos para o mundo do esporte de alto rendimento e reviver os bons resultados torcendo por nossa equipe”, pontua Ed Thomas, ao ratificar o apoio do município ao projeto.
*Atualizada às 10h19 do dia 29/03 para correção de informação
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.