Da Redação
Em 24/09/2023 às 11:23
Crianças e adolescentes puderam experimentar quatro modalidades paralímpicas por meio de atividades lúdicas e inclusivas
(Foto: Sérgio Borges/NoFoco/CPB)
A segunda edição do Festival Paralímpico 2023 reuniu, na manhã desse sábado (23), mais de 200 participantes em Presidente Prudente.
Durante o evento no Parque de Uso Múltiplo (PUM), organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), crianças e adolescentes puderam experimentar quatro modalidades paralímpicas por meio de atividades lúdicas e inclusivas, com apoio de voluntários, estudantes e professores.
Organizado pelo CPB desde 2018, com exceção a 2020, por causa da pandemia de coronavírus, o festival tem o objetivo de promover uma experimentação esportiva para pessoas com e sem deficiências (até 20% do público total).
Além disso, também celebra duas datas marcantes para o Movimento Paralímpico: o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21, e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado na última sexta-feira (22).
“Este sábado foi muito especial. Conectamos o Brasil inteiro em torno da causa paralímpica. Um verdadeira celebração da alegria, do esporte e da inclusão. Certamente daqui virão vários campeões a orgulhar o Brasil no futuro”, afirmou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).
Presidente Prudente conta com um dos vários Centros de Referência espalhados pelo país. Eles fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.